Conclusão do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópias, desde que citada a fonte)

Finalmente, depois de longos e árduos dois anos, chega ao fim mais uma etapa de minha vida de eterna estudante. Mais um curso finalizado. Foi uma verdadeira maratona. Nem minha graduação em Gestão Hoteleira (morando em São Paulo, trabalhando e tendo de tomar duas conduções para ir e voltar da fauldade) foi tão extenuante. Mas eu tenho certeza de que toda essa dedicação e esforço irão me render bons frutos.

Para conclusão do curso, nossa classe organizou uma Semana da Segurança, que teve início no dia 07/06/2011, no auditório do Senac Varginha, durante a qual todos puderam apresentar seus trabalhos. Durante o evento, houve também palestras com uma psicóloga (tema: ética e postura profissional) e com um Técnico de Segurança do Trabalho de uma famosa empresa de rações instalada em Varginha (tema: espaços confinados), além de uma apresentação teatral.

No dia 09/06/11, meu grupo (composto por meus colegas de classe, Ana Beatriz, Graziele, Elaine, Sidney e Vanderlei, e eu) apresentou, para uma banca de examinadores (professores e profissionais das áreas de Segurança do Trabalho e de Meio Ambiente), nosso trabalho de conclusão de curso. Além dos convidados que compuseram a banca, estavam presentes a nova  e a antiga turma do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Varginha.

Banca examinadora do Trabalho

Presença das turmas do curso Técnico em Segurança do Trabalho

Presença dos alunos

Apesar do nervosismo, acho que me saí muito bem. O tema que escolhemos foi: Segurança do Trabalho com um enfoque ambiental. Em plena semana do Meio Ambiente, o tema veio bem a calhar. Preparei uma bela apresentação no power point, utilizando recursos de multimídia, que modéstia à parte, podia desbancar muitas palestras que já assisti por aí. Consegui algumas sacolas ecológicas junto à Secretaria de Meio Ambiente de Varginha, alguns brindes relacionados ao meio ambiente e, com a ajuda financeira de meus colegas, comprei dois quilos de bombons de chocolate, que arrematei com mensagens de agradecimento. Tudo para ser distribuído durante nossa apresentação. Uma pena que, devido à imprevistos realacionados a tempo tivemos de eliminar alguns slides importantes e não concluímos o trabalho como programamos. Mas estou consciente de que minha parte foi feita.

Sacolas Ecológicas doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Varginha

Outro brinde distribuído pelo meu grupo: lápis feitos de madeira de reflorestamento

Foram distribuídos 2kg de bombons entre os espectadores

Não podia deixar de divulgar meu blog

A seguir, uma pequena amostra do que apresentamos nesse trabalho:

Capa

Divulgando o Blog

Abaixo eu reproduzo, em forma de texto, a minha fala de introdução (após as devidas saudações e apresentações):

“Por que falar de Meio Ambiente?

Em primeiro lugar, porque nos dias de hoje, tirando futebol e novela das 8h, é o assundo do momento. Todo mundo fala sobre meio ambiente. A maioria pode até nem saber do que está falando, mas fala: do aquecimento global; do efeito estufa; de sustentabilidade; de reciclagem etc.

Em segundo lugar, porque estamos em plena semana do Meio Ambiente, que começou no domingo, dia 05 de junho, com a acomemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. E por último, porque pensamos: se esses assuntos estão presentes em nosso di-a-dia, será que eles também não interferem em nosso ambiente de trabalho? Vocês prestaram atenção ao termo que acabei de usar? am-bi-en-te-de-tra-ba-lho. Está aí a primeira relação que podemos fazer entre Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Quando vocês ouvem falar em meio ambiente, qual a primeira coisa que lhes vem à cabeça? eu, pelo menos, quando ouço falar em meio ambiente, imediatamente uma imagem se forma em minha mente: a de uma natureza bucólica, com passarinhos cantando e barulho de cachoeira. Pois é. Mas, o termo meio ambiente tem um significado muito mais amplo. Meio ambiente se refere a tudo que nos cerca. É por isso que, para nos referir ao espaço onde realizamos nossas atividades laborais, sejam elas remuneradas ou não, utilizamos o termo: meio ambiente de trabalho, ou, simplesmente, ambiente de trabalho.

E será que vocês podem me dizer que outros tipos de meio ambiente vocês conhecem? bem, de acordo com alguns estudiosos, há quatro tipos de meio ambiente:

  • Natural- relativo às diversas formas de vida e elementos essenciais à vida, como a água, o ar, o sol, os minerais etc.
  • Artificial- relativo às modificações relaizadas pelo homem, no meio ambiente natural.
  • Cultural- relativo às diversas formas de manifestações culturais, inclusive patrimoniais.
  • De trabalho- relativo ao conjunto de condições existentes no local de trabalho relativos à qualidade de vida do trabalhador.

Tomando como exemplo este auditório, hoje. Será que podemos dizer que encontramos todos esses tipos de meio ambiente aqui dentro? ou será que apenas alguns? ou será que nehum? o que vocês acham? Na verdade, se pensarmos bem, podemos dizer que sim. Vamos tirar a prova?

1º- O meio ambiente natural pode ser representado por todos nós aqui presentes, inclusive por aqueles que nem conseguimos ver, como os microorganismos.

2º- O meio ambiente artificial pode ser representado pela própria estrutura física do auditório, que com certeza precisou ser construída por alguém, afinal, não existem plantações de auditórios espalhadas na natureza, não é mesmo?

3º- O meio ambiente cultural pode ser representado pelo evento que está sendo realizado ao longo desta semana, especialmente pelo dia de hoje, quando será realizada uma peça teatral. E não é, o teatro, uma das mais importantes manifestações culturais de um povo?

4º- O meio ambiente de trabalho pode ser representado por essa apresentação que preparamos para vocês. Afinal, deu-nos um tremendo trabalho (rs). Tivemos de dispensar uma porção de tempo, recursos financeiros, dedicação e emprenho, sem falar no desgaste mental e emocional.

Viram só? o Meio Ambiente está ou não está em tudo o que nos rodeia? então por que não podemos relacioná-lo também à Segurança do Trabalho? não só podemos como devemos. Acontece que as pessoas nem sempre fizeram esse tipo de relação, especialmente os empresários.

Até pouco tempo atrás, eles enxergavam suas empresas como sistemas fechados. Isto é, nada que acontecia lá fora interferia no que acontecia lá dentro e vice-versa. Dando um exemplo absurdo deste tipo de visão: imaginem que um empregado faltou ao seu trabalho porque, na noite passada, sua casa desmoronou devido a uma grande tempestade. O que vocês acham que aconteceria com ele quando, finalmente, voltasse ao trabalho? das duas uma, ou o patrão o despediria e colocaria outra pessoa no lugar, ou descontaria o dia faltoso, no final do mês, do salário do empregado. Nem procuraria saber se seu funcionário está precisando de alguma ajuda ou se ele tem onde se abrigar coma família. Afinal, para esse tipo de patrão, o que acontece lá fora não pode interferir no que acontece dentro da empresa. Quem de vocês, que trabalham, nunca ouviu do chefe a famosa frase “os problemas pessoais devem ser deixados do lado de fora”?

O exemplo que acabei de dar, apesar de absurdo, certamente já deve ter acontecido por aí. Felizmente, este tipo de visão administrativa tende a mudar. Cada vez mais ouvimos falar em Gestão Integrada e em Visão Holística da empresa. Vocês sabem o que quer dizer isso? consiste em enxergar a empresa como um todo e ter em mente que o que acontece lá fora pode interferir no que acontece lá dentro. E o que acontece lá dentro pode, e muito, interferir no que acontece lá fora. E essa interferência nem sempre é positiva.

Um dos lemas desse tipo de visão é “agir localmente, mas pensando globalmente”. Isso significa, dentre outras coisas, que nossas ações, por menosres que sejam, podem ter consequências sobre nós mesmos, sobre quem está ao nosso redor e, até, sobre que está bem distante. E esse tipo de pensamento nem é tão novo. Lá pelo século XVII, um cara chamado Isac Newton já tinha dito que “toda ação….gera uma reação”. Eu, que nem sou tão boa em Física, nunca duvidei dessa teoria. E para ilustrá-la, preparei dois slides com algumas relações de causa e efeito:

Não sei se vocês sabem, mas nosso país é um dos principais produtores e exportadores do setor sucra-alcoleiro (açúcar e álcool). Apesar disso, ainda utiliza técnicas muito rústicas de colheita, como a queima da cana. Mas observem como essa prática pode impactar, de forma muito negativa, os trabalhadores envolvidos, a comunidade do entorno e o meio ambiente. Triste não?

Da mesma forma, as emissões atmosféricas, efluentes e resíduos industriais, quando não recebem um tratamento adequado ou uma destinação adequada, podem causar sérios prejuízos ao homem e ao meio ambiente.

É por isso que, ao longo do nosso trabalho, nós procuramos manter essa relação de causa e efeito e ressaltar a importância de nós, estudantes, futuros técnicos de segurança do trabalho ou emprsários – quem sabe, mas, principalmente, cidadãos, termos sempre em mente essa filosofia: “agir localmente, mas pensando globalmente“.

Após a apresentação, realizamos uma brincadeira com o público presente: em baixo de algumas poltronas do auditório (colocados previamente por nós) havia alguns envelopes com perguntas relativas ao tema de nosso trabalho. Avisamos a todos que os procurassem sob seus assentos. Aqueles que encontrassem os envelopes e repondessem às perguntas corretamente ganhariam um brinde especial – um kit com uma sacola ecológica + 1 copo do Dia mundial da água + 1 lápis ecológico + 1 bombom.  Foi um verdadeiro alvoroço.

Os que não tiveram a sorte de encontrar os envelopes tiveram um doce consolo – ganharam, todos, um delicioso bombom. Tudo ao som da belíssima versão, gravada pelo grupo O Rapa, da música “Súplica Cearense”, composição de “Gordurinha” e “Nelinho”, lá na década de 60. (Clique AQUI e ouça).

Foi basicamente isso…

Agora é continuar me atualizando e me preparar para encarar o mercado de trabalho.

Para refletir:

“Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!” (Augusto Cury)

Se você gostou desse post, deixe um comentário!

About these ads
Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Conclusão do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

  1. Olá Amanda!

    Meus Parabéns por esta mais nova conquista!

    Grande abraço!

  2. Rafaela Goulart disse:

    Olá Tônia,
    Parabéns pelo blog.. quem derá que as pessoas se preocupassem tanto com o meio ambiente.
    A gente que é da área observa o descaso de algumas pessoas e autoridades em relação ao meio ambiente.
    A SIPAT foi muito bem feita, parabéns mesmo!
    Rafaela

  3. Clí Santos disse:

    Perfeição é a palavra!!! Mana mais uma vez vc se superou..rsrsr, parabéns pelo trabalho. Excelente!!!
    E tenho certeza que deve ter sido o melhor, apesar dos imprevistos com o fator tempo na apresentação…
    Te desejo muita sorte, nesta nova profissão!!! As empresas não tem idéia da profissional “competentíssima” que estão perdendo.
    Felicidades nesta nova área!!!!!!Parabéns e muita sorte.

    • Pois é mana, infelizmente nem toda a dedicação por trás do trabalho final é valorizada. Mas todos o que me conhecem sabem da minha capacidade e potencial. Estou em paz comigo mesma. Fiz o melhor, mas sempre há surpresas que surgem de última hora. O que faz com que aprendamos e nos preparemos mais ainda na próxima vez. Obrigada pelo incentivo de sempre. Você sabe que, em tudo que me envolvo, é pra fazer o melhor. Um grande abraço.

  4. Grainne disse:

    Gostei muito do curso e ate pesquisei sobre o enfoque ambiental foi o que mais me chamou atenção….parabéns pela iniciativa e lembre-se apos a semeadura vem sim a colheita!

    Grainne

    http://essenciapurpura.blogspot.com

  5. Fonte Viva disse:

    Olá Tônia!
    Blog bem interessante e bastante importante para todos nós!

    Sucesso!

  6. Luciana disse:

    Olá, Parabéns pela sua vitória!
    Que você tenha muito sucesso na profissão que escolheu! Afinal, o seu sucesso é importante para todos nós!
    Parabéns pelo Blog também, os assuntos abordados são super importantes!

    Bjinhus
    http://www.makesemimos.com

  7. Pingback: Dicas para conseguir um estágio | Saúde, Segurança do Trabalho & Meio Ambiente

  8. ANTONIA VIVIANE SAMPAIO RODRIGUES disse:

    oiiiiiiiiiiiii sou aluna de SEGURANÇA DO TRABALHO do RIO DE JANEIRO , puxa gostaria que vc
    me desse algumas dica sobre o tcc que vou fazer; e meus estamos cm a ideia de falarmos sobre
    mercado.

  9. DENIA MACHADO DOS SANTOS disse:

    nossa tem tudo haver com v=nos faco curso tecnico em controle ambiental

  10. Maria Lúcia disse:

    meus parabéns,pelo trabalho maravilho que foi realizado e que Deus venha abrir muitas e muitas portas para vocês.
    A SIPAT da minha turma será dia 02/05/2012 às 18:00 me formo TST em 27/04/2012.

    • Amanda Paz disse:

      Olá Maria Lúcia,

      Obrigada pela torcida. Espero que você realize um ótimo encerramento de curso. E que Deus abra muitas portas em seu caminho também.
      Espero que volte para nos contar como foi o trabalho.
      Abraços e uma ótima semana para você.
      Volte sempre.

      Amanda Paz.

  11. Rafaele Abreu disse:

    Olá, sou Rafaele. Primeiramente gostria de lhe parabenizar pelo excelente projeto realizado!
    Também me formei em Segurança do Trabalho pelo SENAC, porém no Rio de Janeiro e sou realizada pelo que aprendi. Porém atualmente mudei meu foco (de estudo).
    Sou anilista de sistema de gestão (da qualidade e ambiental) em uma empresa e bimensalmente realizamos uma “Educação ambiental”. Fiquei maravilhada pelo lápis feito de maneira de reflorestamento. E gostaria de saber se existe a possibilidade de tê-lo, para que possa entregar para meus colaborados nesta conscientização?
    Te desejo verdadeiramente sucesso em tudo o que fores realizar!
    Aguardo sua resposta.
    Desde já agradeço!
    Abraço!

  12. Thaynara Alves disse:

    Olá Amanda.
    Parabéns, seu trabalho ficou excelente.
    Estou fazendo o curso técnico de segurança do trabalho, já estou na etapa final, vou fazer o estagio numa construção civil.
    Espero que eu seja uma excelente profissional como você acredito que você tem um grande potencial na sua carreira.

    Mais uma vez parabéns seu projeto ficou excelente..

    • Amanda Paz disse:

      Olá Thaynara,

      Obrigada pela visita Thaynara.
      Espero que você tenha muito sucesso em sua carreira. Você escolheu uma ótima área para estagiar. com certeza irá aprender muito, afinal de conta, os desafios para um TST na Construção Civil são enormes.

      Sucessso!!!!!
      Amanda Paz

      • Thaynara Alves disse:

        Amanda muito Obrigada!

        Quero aprender muito neste estagio. As vezes digo que não consigo fazer algo, e no final dá tudo certo. E sei que neste estagio eu vou dar o melhor de mim, para que ocorra bem. Também amei o projeto do lápis. Parabéns

        Sucesso na sua vida profissional!!!
        Thaynara Alves

  13. jever disse:

    parabens…ótimo trabalho Amanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s