Dicas para conseguir um estágio

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte)

Você se esforçou e se dedicou durante o curso, mas quando chegou o momento de procurar um estágio, foi aquela decepção e você ficou com a impressão de que tudo foi em vão. Pois bem, saiba que isso não acontece só com você. Uma das maiores dificuldades que os estudantes de cursos técnicos ou de graduação enfrentam é conseguir o bendito estágio.

Eu passei por momentos de aflição até finalmente começar a estagiar na minha área: Segurança do Trabalho. No Senac, onde me formei, o curso dura 2 anos (aproximadamente) e o estágio obrigatório é de 120h. Apesar de tão pouco tempo exigido de estágio, foi muito difícil conseguir um. E em breve eu terei de passar por isso de novo (com o curso de Meio Ambiente). No entanto, com mais experiência, aposto que será bem mais fácil.

Lembrando das dificuldades que enfrentei e pensando em todos aqueles que também estão passando ou passarão pela mesma situação, resolvi compartilhar minhas experiências (fracassos e sucessos) e escrever este post com algumas dicas que teriam me poupado muitos aborrecimentos há algum tempo.

Seja o(a) melhor: Estude pra valer. Não se limite apenas ao conteúdo ensinado em sala de aula (o que tem de professor falando bobagem e ensinando coisa errada por aí, não é brincadeira.). Questione. Pesquise. Leia. Seja sociável e mantenha-se atualizado(a) pois a legislação muda constantemente. Lembre-se de que muitas empresas utilizam o histórico do aluno como critério de seleção para seus programas de estágio.

2ª Procure se informar, no início do curso, sobre as regras de estágio da sua instituição de ensino. No meu caso, essa foi uma grande falha. As informações que me passaram eram desencontradas. Falaram-me que o estágio só poderia ser feito a partir do 3º módulo e que não poderia ser remunerado e nem ultrapassar as 120h obrigatórias….na prática foi bem diferente e eu acabei perdendo boas oportunidades.

Nunca deixe para começar a procurar estágio no final do curso. Esse é um grande erro. Mesmo tendo o estágio obrigatório 120h, por exemplo, nada impede que você continue estagiando, após esse tempo. Por isso, quanto mais cedo você começar, mais tempo poderá permanecer no estágio (que pode durar enquanto você tiver vínculo com a instituição de ensino).

No meu caso, eu fui selecionada pela Cemig (Companhia Energética do Estado de Minas Gerais) para um estágio remunerado de 8 meses. Mas, como só tinha mais dois meses de curso, não pude fechar o contrato, afinal, não teria vínculo com a escola por todo esse tempo. Essa foi a melhor oportunidade que tive e a perdi por falta de orientação.

3ª Faça o maior número de cursos extras que puder. Por exemplo, se seu alvo for conseguir um estágio em Segurança do Trabalho, faça cursos de NR-10; NR-18 (os dos Senai são excelentes); Inglês, etc. O de direção é fundamental. Eu perdi duas oportunidades de estágio remunerado, com boas chances de efetivação, simplesmente por não ter licença para dirigir. Cique AQUI e veja várias dicas de cursos (Segurança do Trabalho e Meio Ambiente).

4ª Fique atento(a) aos processos de seleção de estágio das grandes empresas, como de energia elétrica e saneamento do seu estado ou município. Como já disse ainda há pouco, eu passei no processo seletivo da CEMIG aqui em Varginha, mas, infelizmente não pude assumir a vaga. O estágio era remunerado e com contrato de 8 meses. Os critérios de seleção foram: teste on-line + histórico do aluno + entrevista.

Normalmente o anúncio desse tipo de seleção é feito pela Internet (eu fiquei sabendo através do site da FIEMG). Algumas instituições de ensino cadastradas também informam sobre essas oportunidades através de seus murais ou jornais internos. Fique de olho.

5ª Mantenha uma boa relação com seus professores. Na maioria das vezes, eles trabalham na área e têm muitos contatos. Demonstre sempre muito interesse durante as aulas, sem ser chato(a). No Senac, onde estudei, o coordenador de curso e os professores costumavam fazer a ponte entre aluno e empresa. Os alunos que se destacavam (positivamente) sempre conseguiam os melhores estágios e as primeiras vagas que surgiam.

Nas empresas privadas, os critérios de seleção costumam ser testes (escritos ou orais) e/ou entrevistas. Portanto, se você está pretendendo um estágio em Segurança do Trabalho, por exemplo, estude as NRs. Conheça à fundo, no mínimo, as básicas, como NR-4, NR-6, NR-5, NR-15, NR-24, NR-26 e aquelas que mais têm relação com o tipo de empresa em que você pretende estagiar. Por exemplo, se o local de estágio for um hospital, além de todas as citadas, você tem de estar por dentro da NR-32. (Faça o download das NRs clicando AQUI)

6ª Elabore um currículo objetivo e sem erros de português.

7ª Envie seu currículo para todas as empresas ou recursos humanos que conhecer em sua região (de preferência, entregue-o pessoalmente).

8ª Cadastre seu currículo em sites de empresas de R.H da Internet, NUBE  (Núcleo Brasileiro de Estágios) e CIEE.

9ª Peça aos seus conhecidos, que trabalham nas empresas em que você gostaria de estagiar, para entregarem seu currículo.

10ª Participe de Feiras, SIPATs, Encontros, Palestras. São ótimas ocasiões para fazer contatos Não se esqueça de anotar os e-mails ou nº de telefone dos profissionais que se apresentarem por lá. No dia seguinte, envie uma mensagem de congratulações e aproveite para informar que você é estudante e que está procurando uma oportunidade de estágio.

11ª Durante o curso, junte alguns amigos – ou sozinho(a) mesmo – e crie um blog (como esse) ou uma comunidade relacionada ao curso. Além de você divulgar seu trabalho, ainda faz contato, fica atualizado(a) e aprende bastante.

12ª Organize um evento na escola e convide formalmente profissionais da área para avaliar o trabalho. (Clique AQUI e veja como foi a minha apresentação em um evento como esse, que minha turma organizou em junho deste ano).

13ª Não desanime diante de nenhum obstáculo e tampouco acredite em pessoas pessimistas que dizem que o mercado está difícil.

Bem, aposto que muitas dessas dicas você já deve ter colocado em prática. Então vá em frente e siga as demais. O que não vale é ficar inerte, esperando que a empresa bata a sua porta oferecendo uma vaga. A concorrência está acirrada. Há muitos profissionais sendo formados todos os anos. Lute pelo seu espaço. Invista em um diferencial. Destaque-se. Acima de tudo, acredite em você. Boa sorte!

A seguir, alguns links para instituições nas quais você pode se cadastrar e participar de processos seletivos para estágios:

Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios

IEL – Instituto Evaldo Lodi 

CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola

Estágio no Exterior?

Para Refletir:

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” (Henry Ford)

Se você gostou desse post (ou se ele foi útil para você) compartilhe sua opinião. Deixe um comentário!

Esse post foi publicado em Artigos, Dicas de Cursos e marcado , . Guardar link permanente.

68 respostas para Dicas para conseguir um estágio

  1. Slayer disse:

    Gostei muito das dicas no futuro pode ser muito importante pra mim.

  2. Fonte Viva disse:

    Eu li algumas partes e são muito boas para as pessoas iniciantes, parabéns!

    ”O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.”

  3. Ah, meu estágio foi moleza, a própria universidade descola automaticamente pra cursos de licenciatura.

    • Você é um privilegiado Paulão. Apesar de que, realmente, estágios para cursos de Licenciatura são mais fáceis de encontrar. Não vejo a hora de concluir meu curso de Licenciatura em Pedagogia. Aposto que não haverá problemas de arrumar estágio. Abraços e obrigada pela participação.

  4. Blog Teia disse:

    Oi Amanda
    Adorei o post ,muito bom.
    Post divulgado no blog Teia.
    Até mais.

  5. Eduardo disse:

    Muito boa sua iniciativa, o seu blogger oferece informacões úteis e objetivas. Eu sou recém-formado e estou na busca da minha primeira oportunidade, e boas dicas nunca são demais. Um abraço.

  6. Millena disse:

    Tô no 3º ano do Ensino Médio – vou procurar um post mais direcionado para a minha área… rs.
    Aqui na cidade, todos os estágios são intermediados pela CIEE daí você faz o seu cadastro e o melhor é que dá resultado, muitas pessoas tem obtido êxito [inclusive minha mãe, durante a graduação, ela pegou uns 3 estágios]. Pelo menos aqui, para os cursos de Licenciatura é muito mais fácil realmente. Eu ainda pensei em procurar algo para jovem-aprendiz, mas quero me dedicar exclusivamente ao vestibular. As dicas são bastante interessantes! Acredito que o fundamental é a persistência e competência, sem falar que os estágios enriquecem o currículo e promovem novas oportunidades

  7. Luan disse:

    Dicas muito importantes, ja salvei aqui. obg!

  8. As dicas sao muito interessantes, ainda mais pra quem ainda nem começou o curso, como eu.Seguindo esses passos ,o candidato à um estagio ja começa com o pé direito.

    • Pois é Calixto,

      Se alguém tivesse me passado essas dicas quando eu iniciei o curso, eu não teria perdido tantas oportunidades boas de estágio como perdi. Espero que com você seja diferente. Obrigada pela participação. Apareça mais vezes.
      Um grande abraço e sucesso no curso.

  9. Olha, gostei muito!!!
    Eu estou no 2 modulo do curso técnico em saúde e segurança do trabalho e to desesperada querendo um estágio. Seu Site me ajudou muito viu, realmente nao vou desanimar!!!!!!!!
    Parabéns
    se quiser me add no msn amanda_sp_1988@hotmail.com
    Beijokasss

    • Oi Xará,

      Que bom que esse post foi útil para você. É isso mesmo, não desanima não. No início tudo parece ser tão difícil. Mas, se você persiste vai ver que tudo só tende a piorar…rs (brincadeira). Boa sorte pra você e volte sempre.
      Beijos!
      Amanda Paz

  10. Iggor C. Nogueira disse:

    Gostei das suas dicas, principalmente a segunda. Faço curso tecnico em informática e está muito difícil conseguir estágio, e infelizmente já estou no ultimo semestre. Minha irmã mais nova tambem faz curso téc em informática e passa pela mesma situação que eu.
    Bate um desespero enorme em ver que o tempo está passando e as vagas estão cada vez mais escassas. As poucas que tem é mais pra quem ta fazendo faculdade e nas vagas para curso técnico é muito distante da minha casa, aí fica complicado e isso me desanima demais.
    No fundo eu tenho esperanças ainda, mesmo sabendo que as chances estão se reduzindo.
    Abraços

  11. luthiene disse:

    ola gostei das dicas,inicio agora meu curso de tec em segurança do trabalho estou muito otimista e animada,é um curso que sempre quis fazer e estou confiante que vai dar tudo certo.

    • Amanda Paz disse:

      Olá Luthiene,

      Que bom que você gostou das dicas. É sempre bom contar com a experiência de outros que já passaram por caminhos que iremos trilhar. Poupa-nos um bocado de aborrecimentos evitáveis. Gostaria de ter recebido algumas. Teria evitado várias dores de cabeça…rs.

      Um grande abraço e boa sorte em sua carreira.
      Volte sempre, viu?

  12. adrieli costa disse:

    Nossa isso é pra levantar o astral de qualquer um.Me ajudou muito,pode ter certeza,pois estou iniciando meu curso de Meio Ambiente,pois agora que tive a chance de começar a fazer,pois estou com 27 anos e não sei se isso vai atrapalhar um pouco rs,mais ter lido tudo isso me deixa ainda com mais garra,muito obrigada por existe pessoas como vc pra estar nos orientando e dando a maior força.Beijão que Deus te abênçõe hj e sempre,Amém.

    • Amanda Paz disse:

      Boa tarde, Adrieli,

      Obrigada pela sua presença e pelo seu comentário em meu blog. Fico feliz por tê-la ajudado de alguma forma. Quanto à idade, acredito que nunca é tarde para se investir em conhecimento. Se você se dedicar e se emprenhar para ser a melhor no que quer que seja, nada a impedirá de conquistar seus objetivos.

      Sinta-se à vontade para frequentar o blog mais vezes.

      Espero que tenha muito sucesso em sua nova carreira.

      Um grande abraço,

      • maria gorete vieira disse:

        olá meu nome é maria estou cursando o 2º modulo re tec em segurança do trabalho na instituição centro paula de souza “Etec” em sp , adorei a experiencia que tive ao ler todos os seus artigos, e percebi que realmente eu não tinha idéia que desde ja o quanto antes tenho que me preocupar com estagio até porque me orientaram a esperar para o 3º modulo, mas aprendi muito hoje lendo seus artigos e sua experiencia muito obrigado amanda que Deus te abençõe vou divulgar seu blog por ai! bjs

      • Amanda Paz disse:

        Bom dia Maria Gorete,

        Fico feliz por tê-la ajudado, de alguma forma.
        Como você, eu também fui (mal) orientada a esperar para correr atrás de estágio e me dei mal.
        Espero que, com as dicas, você possa ter mais sorte em sua jornada.
        Um grande abraço e muito obrigada por parar um pouquinho e deixar este comentário. É muito importante para mim saber que meu trabalho está ajudando alguém aí do outro lado…rs.
        Volte sempre, viu?
        Amanda Paz.

  13. Paulo Roberto disse:

    ola amanda, estou no inicio do curso mas, dpois que li suas sujestões e dicas, minha linha de raciocinio, juntos meus objetivos mudaram. parabéns, e continui postando boas dicas!! abraços!!!

    • Amanda Paz disse:

      Boa tarde Paulo,

      Fico feliz por ter contribuído, de alguma forma.
      Minha intenção é justamente a de compartilhar experiências, informações, dicas.
      Um grande abraço e muito obrigada pelo feedback. É importante estímulo para que eu continue este trabalho.

      Volte sempre, viu e boa sorte com seu curso^.
      Amanda Paz.

    • Paulo Roberto disse:

      ou seja, “sugestões”. rsrsr… abraços!!!

  14. simone silva disse:

    olá Amanda! mim chamo Simone.
    adorei as dicas, pretendo começar cursa ainda este
    ano. com todos esses incentivos fico mais confiante da escolha
    do curso. farei o possível para ser uma ótima profissional.
    beijos… e felicidades em sua carreira.

    • Amanda Paz disse:

      Boa noite Simone,

      Você não imagina como fico feliz em contribuir para que pessoas como você sintam-se mais confiantes em iniciar um novo curso. Infelizmente (ou felizmente), em tempos competitivos como o que vivemos, é importante que nos qualifiquemos cada vez mais. Se esta é a área com a qual você se identifica, vá em frente e faça o melhor que puder. Desejo-lhe sucesso!

      Agradeço sua visita e espero seu retorno.

      Abraços!!!!!
      Amanda Paz

  15. Karlla Rael disse:

    Gostei muito do documentário,pois estou para começar meu curso de técnico de segurança do trabalho e já estou preocupado com um estágio que futuramente terei que fazer, já estou pesquisando na internet todos estágios oferecidos.

    • Amanda Paz disse:

      Oi Karlla,

      Você está no caminho certo. Não vou dizer que será fácil conseguir um estágio logo no início do curso, no entanto, quanto mais tarde deixar para procurar, mais oportunidades serão perdidas. Procurando desde já, você já vai conhecendo o mercado de trabalho e se preparando. Só não esqueça de perder o foco dos estudos. Como eu escrevi, algumas empresas levam em consideração o currículo escolar nos seus processos de seleção. Espero que você tenha muito sucesso na carreira que escolheu e que, acima de tudo, faça a diferença onde quer que atue.

      Um grande abraço e obrigada pela visita. Volte sempre.
      Amanda Paz

  16. Anderson disse:

    Eu estou fazendo processo seletivo para estagiar na vale e estou no segundo módulo, estava preocupado pois pensava que ainda estava cedo, mas vejo que estou fazendo direitinho! obrigado pelo seu post!

  17. Ricardo disse:

    Oi, gostei das dicas. Mas, preciso de mais uma que talvez você possa me ajudar. Tenho 43 anos, não tenho nível superior e sinto muita falta do famoso “canudo”. Porém, acho que um curso técnico poderia me ajudar, penso no curso de Segurança no Trabalho e a minha dúvida e se terei mercado com uma idade já avançada. Sua opinião será boa por já estar neste mercado.
    Desde já agradeço.

    • Amanda Paz disse:

      Olá Ricardo,

      O curso técnico é um caminho sim. A minha dica é que você procure uma instituição com credibilidade no mercado, como o Senai ou o Senac, por exemplo. Quanto à questão da idade, pode ser um obstáculo, mas também uma vantagem. Depois de formado (ou até mesmo no último ano do curso), você pode prestar concursos públicos. Veja um exemplo do que quero dizer: no ano passado, eu prestei um concurso para Técn. de Seg. do Trabalho aqui no meu município. Empatei em primeiro lugar com um senho de 48 anos e 18 de carreira na área. Adivinha qual foi o critério de desempate? a idade. Ele acabou ficando com a vaga e já está trabalhando. Além disso, tenho meus próprios obstáculos a serem superados. O fato de ser mulher ainda atrapalha bastante, pois há muito preconceito por parte de alguns contratantes, principalmente aqui no interior. Todos nós temos pontos fortes e fracos. Descubra os seus e lide com eles da melhor maneira para se diferenciar no mercado de trabalho. Acima de tudo, acredite no seu potencial e não desista.

      Espero tê-lo ajudado.
      Agradeço a visita e a confiança.
      Boa sorte em sua caminhada!

      Amanda Paz

  18. enilde disse:

    Oi adorei as suas dicas sou de são luís-MA,sou aux.administrativa e vou fazer um curso tecnico em meio ambiente,eu estava pesquisando se era dificil esse curso pois nao sei p/ aonde vai,e encontrei vc para mi encorajar,parabéns,sucesso!..

    • Amanda Paz disse:

      Olá Enilde, fico feliz em ter ajudado. Para quem gosta da área de Meio Ambiente, o curso é muito interessante. Desejo-lhe boa sorte e muito sucesso em sua trajetória. Volte sempre que quiser.
      Abraços!

      Amanda Paz

  19. Primeiramente obrigado pela dicas e parabens por se interresar em querer ajudar as pessoas com essas dicas,eu estou estudando o curso tecnico em segurança do trabalho to no 2 periodo e to passando por essas dificuldade para conseguir um estagio,essas dicas me ajudou muito. muito obrigado

  20. victor bruno disse:

    meus caros amigos bom dia adorei as palavras que todos postaram, vc que estão a procura de um estagio assim como eu torço por todos e que deus abençoe todos nós, iram aparecer muitas barreiras mais deixe que deus esta no controle de tudo nas nossas vidas e que vai dar tudo certo para todos nós tecnicos de segurança temos que nos esforça cada dia mais e mais um grande abraço a todos.

  21. Monalisa Melquiades dos Santos disse:

    Adorei todas as dicas fico agradecida e vou colocar em prática todas elas.
    Muito obrigado, por ser tão gentil em passar dicas de sua experiência como estudante de tst.
    Abraços a todos.

  22. Joselma de Souza Cardoso disse:

    Gostaria de receber posts desse blog em meu e-mail, é possível? Segue : joselmadourado_43@hotmail.com
    Agradeço desde já a atenção e te parabenizo pelo blog, adorei!

  23. jessica de oliveira linhares disse:

    adorei vou fazer tudooooo isso pois sera meu sucesso.

  24. jessica de oliveira linhares disse:

    obrigado pelas dicas fico feliz por vc contribuir em ajudar o proximo continua assim porque são poucas pessoas quer querem ver o sucesso de outras pessoas.

  25. Olá Amanda gostei muito de seu trabalho, e das dicas, vai me ajudar muito em meu curso de segurança de trabalho estou no segundo modulo na Etc. Erme linda Anhanguera de Santana de Parnaíba, com duração de um ano e meio, e estou gostando muito. Recentemente pedi para sair de meu emprego de metalúrgico, onde eu exercia a função de operador de injetora de Zamac(alumínio fundido ), por ser uma empresa grande e bem estruturada de nível global mais não dava a importunidade para estudante ingressar na carreira, e olha que nesta empresa tinha dois técnico de segurança e um engenheiro. É uma pena, pois tenho certeza que quem saiu perdendo não fui eu, mas mesmo assim bola pra frente sai para fazer um estagio e aproveitar as oportunidades que irão aparecendo enquanto faço o curso também estou tirando minha habilitação e pretendo fazer um curso de inglês para ter um conhecimento a mais.
    Desde já agradeço pelas dicas e muito boa sorte em sua carreira: por Willian Freitas (técnico em segurança do trabalho).

    • Amanda Paz disse:

      Bom dia Willian,

      Obrigada pela visita.
      Infelizmente há empresas que não enxergam os talentos em sua própria força de trabalho. Nesses casos, cabe ao profissional analisar o que é melhor para si e ir em busca das melhores oportunidades, como você fez.
      Desejo a você muito sucesso em sua carreira.
      Abraços e uma ótima semana.

      Amanda Paz

  26. Nathalia TST disse:

    Parabéns muito interessante… Gostei muito, vlw pelas idéias..

    Sucesso pra vc..

  27. Mauri Aparecido disse:

    Olá, Amanda suas dicas são de grande importância, muito bom o seu trabalho.Que você tenha muito sucesso na carreira. Felicidades . Abraço

  28. Jamile Viana disse:

    Olá Amanda,estou cursando o 2º modulo do curso de técnico em segurança do trabalho no Senac (de Campo Grande ,RJ). E vejo que eh muito difícil conseguir estagio,e suas dicas foram bem importantes pra mim.Obrigada XD
    E gostaria de saber como eu poderia conciliar o tempo,pois faço o curso pela manha, e estou no 3º ano do ensino médio a tarde.Como faço para estagiar com essa rotina?

    • Amanda Paz disse:

      Oi Jamile, que bom que as dicas te ajudaram de alguma forma.

      Olha, essa questão de gerenciar o tempo é bem complicada mesmo. Se o problema fosse estudo, trabalho e estágio, você poderia tentar conseguir, temporariamente, um horário especial para estudante em sua empresa (saindo mais cedo e compensado posteriormente, de alguma forma). Agora, no seu caso: curso, escola e estágio é mais complicado. Alguns colegas que fizeram o curso comigo e estavam nessa situação negociaram o estágio no horário do almoço. Mas, confesso que não é fácil de se conseguir. Acho que a saída é você esperar terminar o curso para poder cumprir as horas de estágio. Isso não quer dizer que você já não possa procurar por um desde agora.
      Espero que você consiga encontrar uma saída.
      Sucesso pra você.

      Amanda Paz

  29. Veronica Costa disse:

    Boa tarde .
    Muito obrigado pelas dicas acima , me ajudaram muito . Estou no 3 periodo do curso e estava bem confusa quanto ao estagio , pois a minha aréa de atuação e bem diferente da qual estou buscando agora .
    Vou seguir as dicas e espero que consiga me destacar e da proxima vez que estiver aqui nessa página sera para contar sobre meu sucesso profissional .
    Abraço.
    Atenciosamente , Verônica Costa .
    Brasília – DF

  30. Pra mim está sendo uma ótima orientação, pois estou no segundo período e estava completamente perdida sem saber por onde começar, cada um que fale uma coisa diferente e ia esperar pra terminar o curso pra poder procurar estágio de imediato já vou seguir suas orientações que de grande valor instrutivo obrigado.

  31. luis disse:

    Foi bom vou começar o curso e me ajudou muito valeu!!!!

  32. franciele dórea silva disse:

    com quanto tempo de curso posso procurar um estágio?

  33. Eduardo disse:

    Interessante!

  34. jefferson disse:

    Olá adorei seu blog parabéns, porém ainda estou com uma pequena dúvida, Tenho 25 anos, vou fazer 26 agora em julho de 2013, sou da capital de são paulo e tenho apenas o ensino médio e trabalho em outra área, pois quero estudar algo na área do meio ambiente agora no meio do ano de 2013 – 2º semestre , ou seja estou confuso se começo a faculdade curso tecnólogo em gestão ambiental ou faço o curso técnico em meio ambiente, Qual sua dica? Qual curso você acharia melhor pra mim? pois sempre gostei da área do meio ambiente!

  35. JEAN ALBERT disse:

    Obrigado colega,estou começando no proximo dia 8 de julho o curso de Segurança do trabalho com enfase em Meio Ambiente,por favor,envie para o meu email dicas sobre o curso e a area de trabalho,muito grato. DEUS prospere os seu caminhos.

  36. Márcio Macharete disse:

    Boa orientação! vc foi muito bem iluminada por DEUS!! Sê tu uma benção! abrçs Amanda!…

  37. Claudio ferreira de souza disse:

    Obrigado pela dica, realmente faz sentido a experiencia do estagio e fundamental para o sucesso da profissão em tecnico em segurança do trabalho.
    Atualmente atuo em outra area transporte e logistica mais ha algum tempo que queria fazer esse curso tecnico em tst. iniciei agora em agosto e ja estou disponivel para estagio nem que o valor do salario seja menor do que eu ganho atualmente vou dar prioridade para o estagio pois como eu disse a experiencia e que vai ser o diferencial nesse periodo de curso.

    Um forte abraço e aue Deus abençoe todos nos!

  38. raila disse:

    muito obrigado me ajudou muito estou comecando o curso agora e acredite estou perdida nao sabia o fazer para comecar um estagio pessoas medizem que esta muito cedo mas, vou comecar imediatamente com suas dicas e procurar um estagio estou louca para ingressar na area.Espero ajudar um dia outras pessoas com um blog como o seu valeu!!!!!!!

  39. iraci olimpio de souza disse:

    gostei do seu concelho obrigado me deu uma luz

  40. Passei uma situação cmo essa. Para ter uma empresa da minha area de Gestao ambiental. Deps de ter to passar situacao de nao ter um tecnico para mi familharizar no trabalho pesso ajuda no meu corei

  41. Givanilda Duarte disse:

    Olá! Acho fantástica todas dicas que deixa em seu blog. Sou estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho, e estou adorando, estudo em uma instituição onde todos os professores são bem qualificados na área,eles passam o máximo de informações pra nós. Me dedico o máximo que posso, porém as vezes me pergunto se serei capaz de exercer a função, pois é que um técnico de segurança do trabalho tem ficar atento a muitos detalhes, são muitas informações que temos que ter, será que na pratica conseguimos, ou vamos aprendendo dia a dia.As vezes me bate um desespero, AH!!!!!!! SERÁ QUE CONSIGO?

    • Amanda Paz disse:

      Oi Givanilda,

      Acho que essa é uma insegurança comum a todos os estudantes dessa área, viu? eu também vivia me perguntando se seria capaz de realizar o trabalho depois de formada. Afinal, são muitas responsabilidades e, muitas vezes, a vida de muitas pessoas pode depender da perspicácia do técnico de segurança em avaliar e detectar riscos inerentes às atividades e ambientes de trabalho. Mas, você está no caminho certo. Somente pessoas responsáveis param para refletir sobre essas questões. O mais importante é seguir em frente, buscar sempre se atualizar e trocar experiências com outros profissionais e não desistir, se é disso mesmo que você gosta.

      Desejo-lhe boa sorte e muito sucesso em sua carreira.

      Amanda Paz

Deixe uma resposta

