Quer fazer algo pelo Meio Ambiente? comece informando-se.

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte)

A preocupação com a preservação ambiental não é uma questão recente. Afinal, toda a atividade humana é poluidora. O homem sempre poluiu seu ambiente. Ao contrário do que a maioria de nós pode pensar, os impactos ambientais não são exclusividade do progresso tecnológico, tampouco dos meios de produção industrial ou agrícola.

No entanto, devido à velocidade com que as informações são processadas atualmente e aos avanços nos meios de comunicação, nunca se discutiu tanto sobre o assunto e tão calorosamente quanto nas últimas décadas. Em 2006, o documentário “Uma verdade incoveniente”, produzido pelo ex-canditado à presidência dos Estados Unidos da América – All Gore – sensibilizou o mundo em prol da questão ambiental.

A maior acessibilidade à educação também contribui para que mais pessoas tomem consciência dos impactos de certas ações sobre o seu bem-estar e o bem-estar coletivo e cobrem providências, exerçam seu direito à cidadania, engajem-se em organizações não governamentais, enfim, façam sua parte.

A globalização é outro fator importante, na medida em que as nações se unem para discutir assuntos relevantes para o mundo. Afinal, um problema local hoje pode torna-se um problema internacional logo mais. Um bom exemplo dessa mobilização global foi a Terceira Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que aconteceu no Japão em14 de dezembro de 1997, na qual foi apresentado o famoso Protocolo de Kyoto, assinado por muitos países, que a partir de então assumiram o compromisso de reduzir suas emissões de substâncias poluentes na atmosfera. No Brasil, por exemplo, o documento tem força de Lei Nacional, tamanha sua importância.

A sustentabilidade é a palavra de ordem para vários setores da economia. As empresas estão percebendo o imenso valor em associar seus produtos à questão ambiental. Anúncios publicitários ecologicamente corretos invadem a mídia, novelas e filmes apresentam o chamado merchandising verde e até a indústria da moda entrou na moda da ecologia.

 Diante de tudo isso, percebemos a importância da existência de leis que visam garantir a manutenção das condições de vida no planeta, afinal, a ganância de algumas pessoas leva-nas a negligenciar o bem-estar coletivo em nome de interesses econômicos.

É fundamental que cada vez mais as pessoas busquem se informar quanto aos seus direitos e deveres a respeito do meio ambiente, pois todos nós, de uma forma ou de outra, somos responsáveis pelas conseqüências de nossas ações sobre o mundo em que vivemos.

Para Refletir:

“Tão importante quanto reciclar, é preciclar. Fale com outras pessoas da importância de se evitar o consumo excessivo de produtos.” (Deivison Cavalcante Pedroza)

Se você gostou desse post, deixe um comentário aí em baixo!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, Documentário, Vídeo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Quer fazer algo pelo Meio Ambiente? comece informando-se.

  1. Bruna disse:

    nossa q legal, adorei, éo primeiro blog assim q vejo, sério!
    parabéns ;D

  2. Daniel disse:

    Fiquei assustado pela qualidade do conteúdo e organização. Parece blog profissional. O assunto é delicado e você parecer saber tratá-lo da forma correta. Parabéns, está promovendo informação que agrega às pessoas.

  3. Obrigada, Bruna, João e Daniel, pela visita e comentários. Espero vê-los mais vezes por aqui. Minha intenção é a de mostrar a todos que dá para falar de temas sérios, de uma maneira menos sizuda e chata. Por isso escolhi a ferramenta “blog”, que é mais leve e jovial. Que bom que gostaram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s