Acidente durante desvio de trajeto poderá se equiparar a acidente de trabalho

 Fonte: Revista Proteção (maio de 2011) 

Começa a tramitar na Câmara projeto de lei de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que protege o segurado da Previdência Social na situação excepcional de desvio de percurso nos casos de acidente de trajeto. O projeto acrescenta artigo à Lei 8.213/91 com a seguinte redação:

“Equipara-se ao acidente de trabalho o acidente de qualquer natureza sofrido pelo segurado, no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, mesmo em caso de interrupção ou alteração de percurso habitual, desde que haja compatibilidade entre o tempo de deslocamento e o percurso do referido trajeto.”

 A legislação da Previdência Social considera acidente de trabalho o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho em algumas situações. Entre elas, equipara ao acidente de trabalho o acidente no percurso da residência para o local de trabalho ou do local de trabalho para casa, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

Conforme a melhor jurisprudência, no entendimento do parlamentar, não há que se exigir, para a caracterização do acidente de trajeto, ter o segurado percorrido o caminho habitual ou de menor extensão entre sua residência e o local de trabalho. O desvio no percurso, por exemplo, quando o empregado interrompe seu trajeto para entrar em estabelecimento comercial para compra de um determinado produto, não deve servir de justificativa para romper o nexo entre acidente e o trabalho.

“Para descaracterizar o acidente de percurso, o desvio de rota deve ser relevante e justificar a não caracterização do nexo entre acidente e trabalho”, justifica Bezerra. Complementa o deputado que “pequenos desvios no trajeto de ida e volta do trabalho não ferem o espírito da lei, de cunho eminentemente social, e não descaracterizam o sinistro em detrimento do segurado. Somente nos casos de satisfação exclusiva de interesse particular intenso e notório é que se deve retirar do trabalhador o direito de ser indenizado no infortúnio de trajeto”.

Dicas do Protegildo (Revista Proteção)

Para Refletir:

Mais vale uma vida segura, do que mil seguros de vida.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em É notícia! e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Acidente durante desvio de trajeto poderá se equiparar a acidente de trabalho

  1. Blog Teia disse:

    Olá Tônia.
    Sobre seu comentário lá na Teia eu diria que é o contrário:
    O que seria do blog Teia sem nossos amigos blogueiros, obrigado por mandar conteúdo de qualidade para nós.
    Esse post foi divulgado.
    Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s