Semana do Meio Ambiente

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos

Dia 5 de junho (dia mundial do Meio Ambiente) está chegando e, desde já, eventos voltados para a conscientização e sustentabilidade do Meio Ambiente estão sendo realizados por todo o país. Aqui você irá encontrar uma pequena amostra do que acontecerá por aí:

Em São Paulo, uma série de palestras está programada para acontecer no auditório do Cenesp – Centro Empresarial de São Paulo, com o tema “A carona em grandes centros – alternativa para funcionários e iniciativa sustentável para empresas”.

Na quarta-feira (01 de junho), das 9h às 12h30, especialistas e formadores de opinião do setor público e privado estarão reunidos com o objetivo de discutir e levantar sugestões que possam virar ações efetivas das empresas para a preservação ambiental do planeta e a melhoria do trânsito, tendo como ponto principal a carona corporativa.  

O evento é uma iniciativa do site Caronetas. Serão apresentados alguns “cases” de caronas corporativas, além das palestras, como das empresas Aon, Jones Lang LaSalle e Cenesp. Em outro bloco do complexo, a Secretaria do Meio Ambiente discursará sobre “EcoAtitudes” e as vantagens financeiras da carona, complementadas pelas dicas do Prof. Marcos Silvestre. O evento ainda terá sorteio de prêmios e cadastro de usuários e empresas pela equipe do site.  (Fonte EPTV)

Conheça o Projeto Caronetas:

Lançado em fevereiro de 2011, o site Caronetas tem como meta tirar 100 mil carros das ruas até o final deste ano. Após a empresa se cadastrar no site, o colaborador se cadastra inserindo dados como nome, empresa, e-mail e CEP no site http://www.caronetas.com.br. Depois de autenticado, ele já começa a receber e-mails de possíveis caronas e tem acesso a seções exclusivas.

Obs: O Cenesp está localizado na Av. Maria Coelho Aguiar, 215, em São Paulo-SP. As inscrições são gratuitas, através do site:  www.caronetas.com.br/evento (vagas limitadas).

No Rio de Janeiro, a PUC – Pontifícia Universidade Católica – realiza a 17ª Semana de Meio Ambiente. O evento acontecerá de 06 a 10 de junho e contará com palestras e debates acerca de temas atuais. oficinas, mini-cursos, apresentações de trabalhos, shows e muitas outras participações espontâneas.

Obs:  O campus da PUC-Rio  está localizado na Rua Marquês de São Vicente 225, Casa 5, Gávea, Rio de Janeiro -RJ. As inscrições podem ser feitas através do site: http://www.puc-rio.br/ferramentas/eventos/visao/index.aspxEm Belo Horizonte, a Fiemg -Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – realiza o Programa Minas Sustentável, para mobilizar o empresariado mineiro para a urgência e importância da prática da sustentabilidade. O evento acontece nos dias 1º e 2 de junho, no edifício Albano Franco, da Fiemg, a partir das 9h. A programação da Semana está dividida em dois momentos. No primeiro dia, o tema será a produção sustentável. O segundo dia fica voltado para o debate sobre resíduos sólidos. (Fonte: Fiemg)

Obs:  A Fiemg está localizada na Avenida do Contorno, 4520, bairro Funcionários. As inscrições são gratuitas, através do telefone (31) 3263-4503. Confira a programação completa em: http://www4.fiemg.com.br/admin/BibliotecaDeArquivos/Image.aspx?ImgId=7466&TabId=5414

No Amazonas, as atividades da semana do meio ambiente  acontecem do dia 1º a 5 de junho, com atividades em Manaus e no interior, em especial, nas Unidades de Conservação estaduais do Amazonas.

Com o tema “Florestas”, a programação engloba palestras e debates sobre temas atuais; exposição fotográfica; distribuição de mudas de plantas; concurso de pintura e poesia com temas ambientais; capoeira;  atrações musicais; olimpíada ambiental; gincana ecológica, mutirão de limpeza, oficinas de artesanato e de reciclagem; passeatas de sensibilização e até uma biblioteca móvel, dentre outras atrações.

Obs: Os eventos serão realizados em vários espaços da capital e do interior do Amazonas. A solenidade de abertura será realizada, excepcionalmente, no dia 3, a partir das 10h, no Auditório  Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3950, Parque 10 de Novembro, na zona Centro Sul. Confira a programação completa em: http://www.sds.am.gov.br/index.php/noticias/34-destaque/414-confira-em-detalhes-a-programacao-da-semana-de-meio-ambiente-do-amazonas.html

A semana do Meio Ambiente é um evento simbólico. Práticas sustentáveis e conscientes devem ser realizadas diariamente. Lembre-se de que somos responsáveis por nossas ações e omissões. Faça a sua parte, mesmo que pareça não fazer diferença.

Pense Nisso:

 “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” (Madre Teresa de Calcutá)

Se você gostou desse post, deixe um comentário!

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Semana do Meio Ambiente

  1. Blog Teia disse:

    Oi Tônia.
    Post divulgado na Teia e pode contar com a Teia na campanha do meio ambiente.
    Até mais

  2. Pingback: Semana do Meio Ambiente | Blog Teia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s