Empresas ecologicamente conscientes de Varginha reunem-se na 9ª ECOIE

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte) 

Calçada pintada em comemoração à Semana do Meio Ambiente (Varginha 2011)

Na última quinta-feira (02/06) foi realizada em Varginha, no Sul de Minas, a Mostra Ecológica das Instituições e Empresas Comprometidas com o Meio Ambiente (ECOIE). A exposição, que chega a sua nona edição e, este ano, contou com a participação de 22 instituições locais, fez parte de uma série de eventos da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Varginha. Eu estive lá e pude conferir de perto as ações ecológicas que essas empresas têm realizado no município.

ECOIE 2011 em Varginha, MG

O primeiro stand que visitei foi o da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), reconhecida internacionalmente por seus serviços de qualidade aliados a práticas sociais e ambientais.

As monitoras forneciam orientações quanto ao consumo consciente de energia elétrica, a partir da maquete de uma residência. Para incutir nas crianças, desde cedo, a cultura conservacionista, a instituição trouxe ao evento o projeto “Cemig nas escolas”. Através de um tapete lúdico, os pequenos aprendiam sobre como economizar energia ao mesmo tempo em que se divertiam.

Stand da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)

A Polícia Militar Ambiental de Varginha, que, por sinal, tem desenvolvido um ótimo trabalho na região, também esteve presente. As crianças se encantaram com os veículos de trabalho desses verdadeiros anjos da guarda do Meio Ambiente. Também puderam conferir  serpentes venenosas responsáveis por acidentes nas zonas rurais através de uma caixa de vidro. Eu, que tenho pavor desses bichinhos, preferi observar tudo de longe.

Em seguida visitei o stand da Associação Ecológica Vertente, ONG fundada em 1989, que tem como finalidade social a preservação ambiental, a recuperação de ambientes degradados e a educação ambiental, em sentido amplo. Conversei com o senhor Tadeu Smilodon, membro voluntário da Vertente, que me deu, em poucos minutos, uma verdadeira aula sobre Meio Ambiente e, de quebra, ainda me convidou a participar como voluntária também. Convite prontamente aceito.

Mural com sugestões de ações em prol da sustentabilidade do meio ambiente

Os visitantes eram convidados a deixar no mural uma sugestão de ações em prol da sustentabilidade do Meio Ambiente. Eu deixei a minha também.

Professor Elysio (Ciências e Biologia), membro voluntário da ONG Vertente

 A Proluminas também esteve presente na feira, representada por suas colaboradoras, que me explicaram sobre a importância do trabalho realizado pela empresa, que tem como principal atividade a coleta e refino dos óleos lubrificantes usados, evitando que esses produtos sejam despejados na natureza ou utilizados indevidamente, o que poderia acarretar em prejuízos para o homem e para o meio ambiente.

Stand da Proluminas Varginha

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) também não podia faltar ao evento. Através de uma maquete o estiagiário de Meio Ambiente, Cândido, me explicou como funciona o sistema de fornecimento e tratamento da água no município.

Estagiário de Meio Ambiente no stand da Copasa e Maquete do sistema de água e esgoto de varginha

A Plascar, empresa da indústria automobilística situada no município, esteve na feira, representada por seu gestor de Meio Ambiente, Luis Fernando, que me mostrou o trabalho ambiental realizado por sua equipe. A empresa produz peças plásticas para automóveis e quando essas peças não passam pelo controle de qualidade elas são destinadas a uma empresa de reciclagem, onde passam por um processo que as transforma novamente em matéria-prima, pronta para ser utilizada na fabricação de outros produtos plásticos, evitando o descarte e o consumo de inúmeros recursos para a produção de mais material.

Luis Fernando, Gestor Ambiental da Plascar (unidade de Varginha) na ECOIE 2011

O evento, que teve início às 8h da manhã, foi encerrado às 17h, com a apresentação de uma coreografia interpretada pelas crianças da CMEI Pedacinho do Céu. Quem assistiu se encantou com a desenvoltura dos pequeninos. Aliás, foi grande a participação da criançada na feira durante todo o dia.  É importante desenvolver desde cedo a cultura conservacionista e as crianças são ótimas ferramentas de multiplicação dessa cultura nos espaços em que circulam.

Apresentação das crianças da CMEI Pedacinho do Céu (ECOIE 2011, Varginha)

Agora é esperar que a iniciativa dessas instituições sirva de modelo para que outras ações em prol do meio ambiente no município, ainda que simples, sejam colocadas em prática. Varginha é uma cidade linda e merece de nós, moradores e visitantes, todo respeito e cuidado. É uma pena que, em plena semana do meio ambiente as pessoas insistiam em manter atitudes irresponsáveis como jogar lixo na rua, apesar das lixeiras espalhadas e dos bons exemplos sendo apresentados na praça ao lado.

Para refletir: “Comece por fazer o que é necessário, depois faça o que é possível e em breve estará fazendo o que é impossível.” (São Francisco de Assis)

Se você curtiu esse post, deixe um comentário!

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Empresas ecologicamente conscientes de Varginha reunem-se na 9ª ECOIE

  1. Pingback: Empresas ecologicamente conscientes de Varginha reunem-se na 9ª ECOIE | Blog Teia

  2. Blog Teia disse:

    Olá.
    Post divulgado na Teia .
    Até mais Tonia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s