Turismo Consciente estará no Salão do Turismo 2011

Fontes: UOL Mais (30/06/2011) e Site Turismo Consciente
 

“A agência Turismo Consciente¹ participará da mesa contribuindo com suas experiências em ecoturismo na região amazônica e incentivo ao desenvolvimento de comunidades ribeirinhas

Nos próximos dias 13 a 17 de julho, a cidade de São Paulo vai sediar a 6° edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil que pretende reunir expositores, agências de turismo e manifestações culturais de diversas cidades brasileiras a fim de deixar o visitante ansioso pelas próximas férias.

Dentre a programação do evento, haverá diversos ciclos de palestras que tratarão de assuntos ligados ao turismo como ômico e social do país. Dentre eles, a 3° Mostra de Turismo de Base Comunitária vai apresentar as iniciativas do setor em promover o turismo em parcerias com comunidades locais, auxiliando no desenvolvimento sustentável de regiões que tem o turismo como uma das principais atividades econômicas.

A 3° Mostra de Turismo de Base Comunitária contará com a participação da agência Turismo Consciente que atua desde 2007 com o ecoturismo na região Amazônica com o Projeto VEM (Viagem Encontrando Marajó), onde a comunidade da Vila do Pesqueiro, situada na Ilha de Marajó (PA), foi devidamente capacitada para receber os turistas apresentando uma programação de atividades culturais que envolvem a mostra de danças típicas, artesanato e gastronomia podendo assim ter um turismo ordenado que ajude no desenvolvimento econômico da comunidade sem interferir negativamente nas tradições culturais da população.

Participarão do debate: Maria Teresa Meinberg, diretora da Turismo Consciente, Diego Gazola, do Muda de Ideia, Anna-Maria Kuhne, do Refúgio 5 Amigos e terá a mediação da Coordenadora Geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do Ministério do Turismo, Kátia Terezinha.

Agende-se!

Para participar do 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, o visitante deve se credenciar com antecedência pelo site do evento.

FAZER CREDENCIAMENTO

3° Mostra de Turismo de Base Comunitária
Data: 16/07
Horário: 14h30
Local: 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil – Parque Anhembi – Pavilhões Norte/Sul, São Paulo.
 

¹A Turismo Consciente , primeira operadora  operadora de Turismo de Base Comunitária do Brasil, iniciou seus trabalhos com o Projeto VEM (Viagem Encontrando Marajó) na Vila do Pesqueiro, Ilha de Marajó (Pará), em 2007.

Vila do Pesqueiro, Ilha de Marajó, no Pará

Percebendo que o crescimento desordenado do turismo na região impactava negativamente a cultura local, foi iniciado um trabalho de resgate da tradição e de capacitação dos moradores para que eles pudessem ter alternativas de rendas sustentáveis, responsáveis e duradouras com o turismo.

O Projeto VEM atua em parceria com a Associação das Mulheres do Pesqueiro e em agosto de 2008 recebeu o 1º apoio e patrocínio do Ministério do Turismo que foi renovado em 2010 por mais dois anos. Nesse contexto, em 2009, nasceu a Turismo Consciente, pioneira no segmento de turismo comunitário na Amazônia, que atualmente divulga e comercializa mais de 10 roteiros de turismo sustentável na região amazônica brasileira.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o projeto Vem, da operadora Turismo Consciente

Bio Comunicação Assessoria de Imprensa: ir para o site

Anúncios
Esse post foi publicado em Encontrei na Rede, Meio Ambiente e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s