Caiu do céu: Aproveitamento da água da chuva

Fonte: Revista Minha Casa (editora Abril)

Texto: Tônia Amanda Paz dos Santos

O assunto já não é mais novidade. Aposto que você já pensou a respeito. Afinal, se a água potável é um recurso extremamente escasso (menos de 1% da água doce do planeta está acessível aos seres humanos), por que não aproveitar a água que cai, gratuitamente e inexoravelmente, do céu e deixar para utilizar o recurso tão precioso, que é a água potável, para os fins corretos?

Certo, a coisa não é tão simples assim. Colocar uma dúzia de baldes no quintal em dias de chuva não resolverá seu problema de abastecimento de água. Você já pensou em instalar, em sua residência, um sistema de captação de água da chuva? pelo nome, parece complicado….e, pior, caro não é mesmo? 

Não necessariamente. Dependendo de quantas pessoas vivem em sua casa, esse sistema pode ser uma ótima opção para economizar com a conta no final do mês. E, de quebra, você ainda contribui para a preservação do Meio Ambiente. Pronto(a) para saber como?

De acordo com a engenheira civil Rosângela Rodrigues Kazitoris, (Campinas, SP), o sistema de captação da água da chuva deve ser feito paralelamente ao sistema de água potável. As caixas-d’água  devem ser separadas.

Segundo ela, a captação deve ser feita antes que a água caia no solo, onde é contaminada. Por isso, o sistema está diretamente relacionado com o telhado, onde a água é escoada para o sistema de captação através das calhas e condutores.

A seguir, um esquema explicativo de um sistema residencial de captação de água da chuva

Infográfico de um sistema residencial de captação de água da chuva

1- Filtro bruto: retém as partículas maiores.

2- Reservatório

3- Bomba

4- Filtro fino: retém as impurezas menores

5- Caixa-d’água específica para armazenamento de água da chuva

6- Caixa-d’água comum

Obs.: A água captada da chuva não é apropriada para beber, cozinhar ou tomar banho. Ela pode ser utilizada para regar jardim, lavar quintal, limpar carros e calçadas, dar descarga no vaso sanitário e lavar de roupas.

As principais variáveis que entram no cálculo do projeto são: área do telhado, o modelo da telha e a incidência de chuva. Antes de gastar tempo e dinheiro, faça a conta. Jogue os valores na fórmula abaixo e verifique se o projeto vale à pena para sua casa:

*Para saber qual a precipitação média da região, acesse o site da empresa de abastecimento de água do seu município.

O Volume/Ano corresponde ao montante de água que você vai acumular em 1 ano. De acordo com a engenheira, em uma casa com quatro pessoas, o ideal é que esse volume seja igual a, no mínimo, 120 mil litros/ano (média de 10 mil litros por mês).

Se o custo-benefício for viável, além de ajudar o meio ambiente (economizando água potável), você ainda economiza com a conta no final do mês.  O projeto também é uma ótima saída para alguns lugares do nordeste, em que há temporadas com escassez de água e outras com excesso de chuva. Além do mais, quando a água da chuva não é captada, ela acaba se infiltrando na terra ou então pode ir para o sistema de águas pluviais urbano. Se esse sistema estiver sobrecarregado, a água pode causar alagamentos, que podem trazer muitos transtornos, acidentes e doenças para a população.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, conheça a norma da ABNT NBR 15527/2077  (Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis), que fornece os requisitos para se fazer esse tipo de captação. Clique AQUI e faça o download da norma.

Pense nisto:

A água que cai do céu não tem impostos embutidos. Por isso, vamos aproveitá-la.

Anúncios
Esse post foi publicado em Download, Meio Ambiente e marcado , . Guardar link permanente.

10 respostas para Caiu do céu: Aproveitamento da água da chuva

  1. Desnoticias disse:

    Muito interessante. Já tinha imaginado algo parecido!
    Vamos economizar água!
    att.
    http://desnoticia.blogspot.com

  2. thyaguiim disse:

    Muito legal cara se todos tivessem um desses mais agura pra nois ;D

  3. Pingback: Caiu do céu: Aproveitamento da água da chuva | Blog Teia

  4. Blog Teia disse:

    Oi Amanda.
    Vou tentar fazer uma dessas aqui em casa.
    Post divulgado no blog Teia.
    Até mais

  5. Nunca é demais lembrar o aproveitamento da Água de Chuva, porém igualmente importante é a origem mais recente (anos 80) da técnica, que inicialmente visava retardar a chegada da água do telhado no sistema de drenagem, que – como vemos hoje em praticamente todas as grandes cidades no Brasil e no mundo – por causa da impermeabilização do solo não mais encontra suficiente terra aberta para poder infiltrar-se e renovar as águas subterrâneas.
    Além disso, constroi-se perto demais dos rios, que ao naturalmente expandir-se durante suas cheias acabam invadindo os prédios e casas.
    Hoje temos vários fabricantes ou importadores de equipamentos para aproveitar a Água de Chuva, com mais de mil novos sendo instalados a cada ano, e municípios e até estados se dão leis que incentivam a prática.
    Até norma ABNT existe desde 2007, a 15.527.
    Abraços
    Jack

    • Olá amigo,

      Agradeço-lhe muito pelos esclarecimentos e dicas a respeito desse tema tão importante, que é o reaproveitamento adequado da água doce. Visitei seu site e gostei muito do que encontrei por lá. Espero poder contar com sua contribuição por aqui mais vezes.

      Um grande abraço.

  6. Super legal esse projeito,, vou começar minha casa no brasil e estou buscando um projeto assim,, aki em espanha em um cursinho estao dando classes de como economizar agua para a subsistencia da raça humana por la agua e o seu projeto era exatamente o ke estava buscando para dar um exemplo em calsse brigadinha pessoal por preocuparse por lo destino da nossa terra beijos vou aproveitar na minha nova casa!!!!!!!!!!!!!!

    • Olá Katia,

      Fico muito feliz por tê-la ajudado de alguma forma. Que bom saber que você também tem essa preocupação ambiental. A água doce é um recurso muito escasso em nosso planeta. E em algumas regiões, ela simplesmente não está acessível às pessoas. No entanto, muitos de nós ainda a desperdiça como se ela fosse inesgotável. É preciso que tomemos consciência quanto a isso e comecemos a economizá-la, para que as próximas gerações não sofram as consequências do nosso descaso.
      Um grande abraço e obrigada pela visita. Volte sempre e boa sorte em sua nova residência.

      Tônia Amanda Paz dos Santos

  7. Camilla disse:

    Amanda, to fazendo um projeto pra facul .. e esse assunto será incluído.
    Te add no mss, se puder aceitar … quero te perguntar umas coisas.

    Tks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s