Indústrias investem em produtos ecologicamente corretos

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópias, desde que citada a fonte)

Que as atividades como indústria, comércio e consumo são potencializadoras das agressões ambientais, todo mundo está cansado de saber. Para algumas pessoas, isso é indiferente. Para outras, não e uma das formas que elas encontram para se manifestar contra essas empresas, assumidamente poluidoras, é deixando de consumir seus produtos

Atentas a esse consumidor – mais preocupado com as questões ambientais – muitas empresas estão tratando de adequar meios de produção e  produtos às suas exigências e expectativas. Por isso, cada vez mais é possível encontrar, nas prateleiras de supermercados, lojas e afins, produtos e serviços com certificações verdes, isto é, ecologicamente corretos.

Procurei na Rede e encontrei alguns desses produtos. Uns são bem úteis, outros, nem tanto. Alguns muito caros e outros mais acessíveis. Confira:

Edible Cups: copos biodegradáveis e comestíveis

Celular da Samsung feito a partir de bioplástico

O Samsung E200 Eco é um aparelho com estrutura de bioplástico produzido a partir de plantas naturais, como o milho. De acordo com a Samsung, 1 tonelada de bioplástico utilizada no Samsung E200 Eco é capaz de reduzir em até 2,16 toneladas a quantidade de CO2, em comparação com o uso do policarbonato (plástico comum), produzido a partir do petróleo.

Plantbottle da Coca-Cola

A Coca-Cola lançou no Brasil a Plant Bottle uma garrafa “PET” que diminui em 25% o CO2 emitido durante a fabricação. O produto tem etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo e, por ser 30% à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis, além de ser 100% reciclável.

Ecotelhado

O revestimento de plantas, da empresa Ecotelhado, diminui a passagem do calor pelo telhado, que retém 70% da temperatura externa para dentro do ambiente. Um dos benefícios desse tipo de cobertura é contribuir para a redução do uso do ar-condicionado. O telhado verde é composto de camadas que incluem materiais industrializados com alvéolas, para evitar que as raízes prejudiquem a estrutura do prédio, mais borracha EVA, reciclada da indústria de calçados. A manutenção é como a dos jardins, regar 1 vez ao dia (em locais com precipitação escassa).

Lâmpada que funciona à base de água

Construída a partir de vidro soprado, aço e bioplástico, a WAT lâmpada, do designer francês Manon Leblanc, usa a água para gerar uma reação química que gera a luz elétrica através de uma bateria hidro-elétrica composta de um bastão de carbono revestidos com pó de magnésio.

Bacia Sanitária ecológica Corum, da Toto

 A descarga da luxuosa e cara bacia sanitária Corum gasta 4,8 litros de água – contra 6 litros dos modelos convencionais. Esses 20% de economia devem-se a uma válvula interna mais larga, que proporciona maior vazão. Da Toto, por R$ 1.550.

Asus Ecobook

A Asus apresenta o notebook chamado Ecobook, que chama a atenção, por sua superfície ser coberta de bambú e o interior de sua carcaça ser 50% de plástico reciclado.

VAIO FZ Graphic Splash Eco Edition

Os notebooks VAIO FZ Graphic Splash Eco Edition, da SONY, são fabricados com materiais fáceis de reciclar, como a bateria e a carcaça. Além do mais, 1% da sua renda será destinada a obras de caridade para o meio ambiente.

Gadgets de bambu, da Chinavasion

Apesar do interesse econômico por detrás de grande parte dessas iniciativas, é bom saber que o poder de consumo da sociedade, muitas vezes visto como um aspecto negativo para a sustentabilidade do meio ambiente pode (e deve) ser usado também em seu benefício.

Para Refletir:

Antes de adquirir um novo produto, pergunte a si mesmo(a) se você realmente precisa dele.

Se você gostou desse post, deixe um comentário!

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, Encontrei na Rede, Meio Ambiente e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Indústrias investem em produtos ecologicamente corretos

  1. Cido disse:

    Hum…. Muito Bom!

  2. Adorei, continui mostrando estes e outros exemplos, temos muito em aprender a utilizar melhor nossos recursos naturais, as empresas tem que usar a criatividade para lançar produtos sustentáveis e o consumidor dar o devido valor a estas tendências diminuindo os custos de aquisição e equilibrando a balança do meio ambiente.

    http://reducaocustos.blogspot.com/

    • Olá Ricardo, obrigada pela visita e pela mensagem. Concordo com você quando diz que temos que aprender a dar valor a iniciativas como essas. Infelizmente, esse ainda é um setor pouco acessível à maioria da população, uma vez que os processos e as tecnologias utilizadas, muitas vezes, tornam o preço final do produto muito alto. De qualquer forma, é bom ficar por dentro das novidades e torcer para que a coisa engrene de vez né?

      Abraços!

  3. Azize Fashion disse:

    Nossa, adorei, adorei e adorei.

    Muito bom o seu blog e este post também muito interessante,é sempre bom ficar por dentro dessas notícias. Parabéns!

    Meu blog:
    http://azizefashion.blogspot.com/

    Minha page:
    http://www.facebook.com/pages/AZIZE-FASHION/133491186723572

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s