Entendendo a NR-10 (Introdução)

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte)

Crédito de imagem: Google Imagens

Os trabalhadores que interagem, direta ou indiretamente, em instalações elétricas e serviços com eletricidade estão expostos a sérios riscos, que podem acarretar desde uma queimadura de 1º grau até a sua morte. No intuito de garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores, o MTE publicou, em 1978, a NR 10 – Segurança em  Instalações e Serviços em Eletricidade.

No entanto, logo surgiu a necessidade de atualização desta Norma, tendo em vista o grande número de acidentes que continuavam a ocorrer depois de sua publicação, principalmente após a privatização do setor elétrico no país – quando as empresas passaram a terceirizar muitos serviços, contratando trabalhadores que nem sempre possuiam qualificação ou o treinamento adequado. Sem falar das novas tecnologias, materiais e processos que foram surgindo com o passar do tempo.

A “nova NR 10” – como ficou conhecida –  estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nos seus mais diversos usos e aplicações, bem como todos os trabalhos realizados nas suas proximidades. 

O texto base da Nova NR foi elaborado, em 2001, por  um grupo de Engenheiros Eletricistas e de Segurança no Trabalho de diversas instituições governamentais e, posteriormente, apresentado à sociedade para consulta pública. Uma Comissão Tripartite foi responsável por analisar as propostas de alterações e em, 2003 os trabalhos foram, finalmente, concluídos.

O texto atualizado da NR 10, estabelecido pela Portaria nº 598, do MTE,  de 07/12/2004, foi publicado no Diário Ofcial da União de 08/12/2004 e alterou a redação anterior da Norma.

Com base em meus conhecimentos – adquiridos no curso Técnico em Segurança do Trabalho, no curso básico de aperfeiçoamento na NR 10 e em diversas pesquisas e estudos por mim realizados – decidi reunir em um texto (que irei publicar aqui no blog em etapas), algumas informações que poderão auxiliar na compreensão desta Norma por estudantes, Técnicos de Segurança do Trabalho, empregadores, dirigentes e trabalhadores em geral, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e emprego de medidas preventivas e  de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os envolvidos em atividades nas instalações e serviços com eletricidade.

Obviamente, não pretendo esgotar as possibilidades de interpretação da Norma e nem fornecer “receitas de bolo” ao leitor, afinal de contas, há uma infinidade de influências externas e internas que determinam as condições de um ambiente de trabalho (que dirá de toda a diversidade deles), tornando-o único e seria praticamente impossível dar conta de todas elas em um texto.

Caberá a cada interessado, portanto, identificar as características específicas de seu ambiente de trabalho e buscar aplicar a Norma da melhor maneira possível, procurando soluções e medidas que garantam a segurança e saúde nesses espaços.

Anúncios
Esse post foi publicado em Segurança do Trabalho e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Entendendo a NR-10 (Introdução)

  1. ALINE MONROE disse:

    É SIMPLESMENTE SHOW ESSE BLOG!!!!!
    ME AJUDA MUITO COM MONHAS DUVIDAS, SOU ESTUDANTE DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

  2. Tiago Sutter disse:

    Gostei do post, me ajudou bastante, obrigado, muito bom o blog. Sou estudante de Eletrotécnica no SENAI.

    • Amanda Paz disse:

      Que bom saber disso Tiago.
      Fiz Eletrônica no SENAI há uns 20 anos, mas nunca trabalhei na área…rs. Há 3 anos fiz o curso de NR10 lá também.
      Daí resolvi escrever o post. Ainda não está terminado. Mas, ando meio sem tempo de postar por aqui.
      Obrigada pela visita.
      Sucesso em sua carreira!!!!

      Amanda Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s