Você sabe quanta água você usa?

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte)

Dia desses, procurando uma forma bacana para abordar o tema “Economia de Água” aqui no blog, sem ter de “chover no molhado”, eu me deparei com um infográfico interessantíssimo. Aí, lembrando da velha máxima que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”,  veio a ideia de selecionar uma porção desse tipo de material e postá-los acompanhados de uma breve explicação. Espero conseguir sensibilizar alguém hoje. Quem sabe você, que está aí do outro lado do monitor, hein?

Infográfico Planeta Sustentável: Quanta se gasta de água por dia

Entendendo o Infográfico: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 litros por dia é a quantidade ideal de água potável para o bem-estar e a higiene de uma pessoa, mas nós, brasileiros, consumimos, em média, 187l.  Ainda assim, estamos longe dos canadenses, que andam desperdiçados, com um consumo médio de 600l. Enquanto isso, 1.1 bilhão de pessoas no mundo vivem sem água potável¹.

Infográfico da Planeta Sustentável: A áqua que você não vê

Entendendo o Infográfico: Por trás de todo produto que consumimos ou utilizamos há uma enorme quantidade de insumos gastos, como matéria-prima, mão-de-obra, energia, tributos e, dentre outras coisas, água. De acordo com o infográfico da Planeta Sustentável, para que você ou eu possamos saborear 100g de um suculento bife de boi, foram gastos, aproximadamente, 170l de água potável (imaginem quantos e quantos litros de água potável “evaporam”, todos os dias, nas brasas das churrasqueiras mundo afora).

Infográfico O Dia: Água nossa de cada dia

 Entendendo o Infográfico: Seguindo a mesma linha do anterior, o infográfico de O Dia, traz os números relativos à quantidade de água utilizada em atividades rotineiras como ecovar os dentes ou tomar banho e em atividades industriais, como a  produção de alimentos e de vestuário. Parece inacreditável que, para cada xícara de café que tomamos, lá se foram 140l de água.

Infográfico "Walk this way"

Esse aí em cima eu encontrei na internet, mas não achei  quem o elaborou. Apesar do texto em inglês, o material é de fácil entendimento. O título “Walk This Way” pode ser traduzido mais ou menos como Vá por aqui, e o subtítulo “Making the right choices to reduce your water footprint” pode ser entendido como: Fazendo as escolhas certas para reduzir sua “pegada hídrica²”. 

Entendendo o Infográfico: As gotinhas azuis representam a quantidade de água visível, isto é, que conseguimos perceber que utilizamos (ex: ao escovar o dente ou lavar a louça). Já as gotinhas verdes representam a quantidade de água virtual que utilizamos. Isto é, a água que é necessária para produzir as coisas que utilizamos ou consumimos (ex: para produzir uma fruta ou um copo de cerveja). Como o estudo é americano, a unidade de medida utilizada é o Galão³.

O intuito deste infográfico é propor substituições mais econômicas, do ponto de vista ecológico. Quer um exemplo? experimente trocar:

  • 1 cafezinho (37 galões de água) por 1 xícara de chá (9 galões de água);
  • 1 bife (1.500 galões de água) por 1 porção de carne de frango (287 galões de água);
  • 1 maçã (18 galões de água) por 1 laranja (13 galões de água).

É isso. Não sou radical. Mas, acredito que usamos (e abusamos) dos nossos recursos naturais com muita irresponsabilidade e, muitas vezes, por puro comodismo. Atitudes simples como utilizar regadores e baldes no lugar de mangueiras; fechar a torneira ao escovar os dentes; tomar banhos menos demorados; reutilizar a água da máquina de lavar dependem apenas da nossa boa-vontade e fazem a diferença. Espero sinceramente que você se sinta sensibilizado com todas essas informações e comece a praticar o uso mais consciente deste recurso tão indispensável.

¹ De acordo com a ONG Universidade da Água, apenas 0,007% da água doce do planeta está facilmente acessível aos seres vivos (em rios, lagos e na atmosfera). O restante (3,493%) está concentrado em geleiras e aquíferos (águas subterrâneas), de difícil acesso.

² “Pegada de Água” ou “Pegada Hídrica” de um produto avalia a sustentabilidade do uso e poluição da água em todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo etapas agrícolas e/ou de extração de matérias primas, processamentos, uso e disposição.

³ 1 Galão americano equivale a 3, 785 litros.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, Meio Ambiente e marcado , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Você sabe quanta água você usa?

  1. Filipe Dias disse:

    Nossa, muito legal. No momento faço uma pesquisa sobre este tema, pois vou abordalo em meu novo espetaculo. e tive algumas ideias com o que li aqui.

  2. Muito interessante o infográfico, a gente nem se dá conta de quantos litros gastamos por dia e muitos não se importam com isso porque acham que seria uma coisa impossível acabar a água. Quando a potável for embora e tivermos que entrar com um plano B eles vão lembrar das horas lavando a calçada com a mangueira, chuveiro ligado enquanto se ensaboavam, entre outros…Muito bom o material que você preparou sobre os infográficos, tudo bem explicadinho.

  3. Mathias disse:

    eu devo usar bastante

    XD

    mais mto boa a postagem

  4. porco espinho disse:

    Realmente, um post que muitas pessoas precisam ler.

  5. Drika SanTTos disse:

    Retribuindo a visita xD

    Muito o tema abordado, eu não me dava conta de quantos litros usava, não mesmo…vou tentar me policiar mais apartir de já né, pois segue aquele lema, faça a sua parte. O infográfico ajudou bastante para o entendimento, parabéns pela postagem. Show de bola!

    • Olá drika, que prazer receber sua visita em meu blog.
      Fico imensamente satisfeita em saber que colaborei, pelo menos um tiquinho, para que você tomasse essa decisão.
      É isso mesmo, pode parece clichê mas, grandes mudanças dependem sempre de que se dê o primeiro passo.
      Abraço grande e volte sempre!

  6. Pingback: Você sabe quanta água você usa? | Blog Teia

  7. Blog Teia disse:

    Olá Tônia
    Adorei a postagem, foi divulgada no blog Teia.
    Até mais

  8. Amanda disse:

    interessantíssimo post. Tenho noção disso e até alguns dos infográficos me pareceram familiares, pois estou estudando esse tema no cursinho pré-vestibular. Sendo assim, já sabia a maior parte do que li, mas algumas coisas não sabia e até anotei. Excelente trabalho e pesquisa, meus parabéns.

  9. Dan disse:

    Menina.
    Super produtivo o texto, mas no momento falar em água ta sendo difícil aqui para a cidade de João Pessoa.
    Choveu tanto, que pararam de fornecer água para 28 bairros aqui na capital, inclusive o meu, e não tem previsão de volta.
    Mas, sempre fui muito preocupado com esta ideia de água. Adorei o poster.

    • Pobre Dan,

      Então você está, obrigatoriamente, tendo de economizar água por aí, hein? mas, não parece mesmo um paradoxo? choveu tanto e o fornecimento de água parou…rs.
      Bem, espero que a situação seja logo regularizada e que você possa aproveitar muito bem a água, quando ela voltar.

      Um grande abraço e obrigada pela participação. Um beijo grande para esse povo maravilhoso da Paraíba.

  10. KarlaHack disse:

    Cheguei me sentir mal…
    Como posso/podemos desperdiçar tanta água, neh?!
    é tão corriqueiro que nem temos noção… o importante é buscar formas de fazer uma utilização da mesma… garantindo um futuro bom.

    Belo post!

    ;D

  11. Rubi disse:

    Nossa!
    Jamais eu poderia imaginar uma coisa dessas. Eu tinha noção de que nós estávamos gastando demais, mas os canadenses superaram ein ? Quando eu estudava, esse era um dos principais temas abordados pelos professores de física,química e geografia. Mas até então, é a primeira vez que vejo essas imagens, achei super interessante!

    É sempre bom manter-se informado sobre determinados assuntos.

  12. Rui Carlos disse:

    as pessoas devem se conscientizar duh gramde disperdicio de agua…

  13. Marcela disse:

    Gostei muito da forma com que as notícias são passadas… parabéns!

  14. Rosilda da Silva Fonseca disse:

    Oi Tania,
    Gostei muito do material postado por vc. E o melhor é que vc liberou para cópia, coisa que é dificil de encontrar. Sou professora de Matemática necessito sempre de informações que contenha gráficos.
    Parabens
    Rosilda

  15. Amanda Paz disse:

    Boa tarde professora Rosilda,

    Fico feliz em poder contribuir com seu trabalho. Futuramente, pretendo atuar também na área de Educação (estou cursando Pedagogia) e, por isso, sempre que posso, procuro disponibilizar em meu blog muitos textos informativos e contextualizados, como este. Acredito que toda mudança de atitude começa com a informação.

    Agradeço pela confiança e reconhecimento.
    Espero que volte mais vezes.
    Abraços!!!!

    Tônia Amanda
    Pouso Alegre-MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s