As vantagens de se manter um Diálogo com a Segurança

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte e/ou indicado um link para este blog)

O termo técnico utilizado é DDS – Diálogo Diário de Segurança, que nada mais é do que a reserva de um tempinho durante o expediente (o ideal é que seja antes do inicio das atividades na empresa e tenha uma duração de 5 a 15 minutos) , para a discussão e instruções básicas sobre  assuntos relacionados, direta ou indiretamente, à segurança no trabalho e que devem ser colocadas em prática por todos os participantes.

Apesar do que o nome sugere, muitas empresas realizam o DDS semanalmente e algumas, até, mensalmente. O que, apesar de não ser o recomendado, é melhor do que a inexistência total desse tipo de conscientização.

São expressivos os reflexos positivos do DDS sobre a qualidade, produtividade e, principalmente, sobre a redução dos índices de acidentes de trabalho e, consequente redução dos ônus que estes acarretam para a empresa. 

O DDs, normalmente é aplicado por um empregado em nível de chefia de cada setor e, de preferência, nas proximidades dos postos de trabalho. Dentre os temas que podem ser abordados, destacam-se:

  • Equipamentos de proteção individual mais adequados às atividades;
  • Necessidade ou não de sinalização e/ou isolamento de áreas; 
  • Proteções contra a queda de materiais e contra a queda de pessoas;
  • Procedimentos em caso de emergências de diversas naturezas;
  • Ordem de arrumação e limpeza;
  • Etc.

Os temas podem ser escolhidos de acordo com um planejamento prévio das tarefas que serão executadas, que deve ser feito pelo líder ou encarregado de cada setor, analisando-as sob todos os aspectos de segurança do trabalho. Os incidentes e/ou acidentes ocorridos também podem influenciar nesta escolha.

Mais do que uma prática mecanizada, o momento do DDS deve favorecer a troca de informações entre os trabalhadores, possibilitando que estes possam apresentar idéias de melhorias, tirar suas dúvidas e discutir sobre as dificuldades rotineiras relacionadas à Saúde, Segurança e Meio Ambiente encontradas na empresa.

É fundamental a utilização de uma linguagem que seja de fácil entendimento para todos os participantes. Além disso, é importante buscar temas interessantes e atuais, sempre levando em conta as características da empresa, das atividades executadas, dos problemas mais comuns e do grupo de trabalhadores. Os acontecimentos do dia-a-dia, a Internet e os noticiários são fontes inesgotáveis de temas. Uma imagem pode sensibilizar mais do que mil palavras:  cartazes afixados nos murais da empresa são uma ótima ideia. Acima de tudo, nunca se deve prometer algo que não poderá ser cumprido, caso contrário corre-se o risco de se perder a credibilidade.  

Dicas do Protegildo (Revista Proteção)

O registro do DDS é altamente recomendável. Para tanto poderão ser utilizados os procedimentos da empresa ou, caso eles não existam, poderão ser criados procedimentos próprios. Essa forma de organização torna mais fácil o gerenciamento do programa e a identificação de temas que ainda não foram abordados, evitando uma repetitividade que pode torná-lo maçante para os participantes.  As sugestões e observações feitas não devem deixar de ser registradas.

Tomando-se todos os cuidados necessários, o DDS atingirá com sucesso os objetivos desejados. Não se deve esquecer, no entanto, de que essa ferramenta, sozinha, não opera milagres. Ela deve ser considerada como complementar aos demais programas de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente desenvolvidos pela empresa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, Segurança do Trabalho e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para As vantagens de se manter um Diálogo com a Segurança

  1. dupirollo disse:

    Olá minha querida amiga Tônia Amandita!!!
    Belo texto minha amiga, realmente é muito importante a conscientização da segurança no trabalho, pois só assim é possível tomar os cuidados necessários para evitar acidentes que muitas vezes toma-se a vida.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei minha amiga!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    • Boa noite meu amigo,

      É com muita satisfação que recebo seu comentário. Suas palavras demonstram que você é uma pessoa conciente e que certamente deve praticar a segurança em seu dia-a-dia.

      Obrigada pelo apoio e estímulo que sempre me dedica.
      Abraços e um ótimo restinho de semana para você.

  2. Labely disse:

    Adorei seu blog. Super instrutivo e de fácil entendimento! Parabéns!!

  3. LISON COSTA disse:

    Saudações!
    Amiga AMANDA PAZ:
    A sua análise é ótima e depois o material que você produziu é recomendável a todos, independente de dirigir ou não uma empresa de segurança, terceirizado ou não. Vou repassar o seu Post para a comunidade do nosso Blog.
    Parabéns pela excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    • Olá meu amigo Lison,

      A questão da segurança é algo que deve permear todas as situações da nossa vida. Assim como na empresa, esse diálogo deve fazer parte do repetório das conversas com nossos filhos, amigos, etc.
      Fico feliz por você ter compreendido o verdadeiro sentido do meu artigo. E mais feliz ainda por se tornar um multiplicador dessas informações, ao passá-las adiante. É esse o maior objetivo do meu trabalho neste blog: compartilhar conhecimento.
      Um grande abraço e obrigada pela presença sempre pontual.

  4. Silas Antunes Rodrigues disse:

    Boa tarde;
    Gostaria de saber por quanto tempo devo arquivar registro de DDS que comprovem a presença dos funcionários.
    Antecipadamente grato;
    Silas

    • Amanda Paz disse:

      Olá Silas, as novas NRs (como a NR-34, por exemplo) já prescrevem, em seus textos, a realização do DDS. No entanto, não há especificação de prazos para arquivamento destes registros. Ainda assim, é imprescindível manter um registro da realização do DDS. Algumas empresas certificadas em normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 incluem o DDS nos seus Programas de Treinamento. Verifique qual é o costume na empresa em que você trabalha.

      Abraços!!!
      Amanda Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s