Simuladores a serviço da qualificação de mão-de-obra

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte e/ou indicado um link para este blog)

Parecem vídeo-games. Mas são simuladores.  Parece brincadeira, mas é coisa séria. É a tecnologia contribuindo para a qualificação de mão-de-obra por aqui.

Eles já vinham sendo utilizados no país para o treinamento de profissionais que lidam com situações de risco ou emergência, como pilotos de aeronaves e policiais. Mas as empresas já descobriram que é muito mais barato, rápido e seguro formar quase todo tipo de mão de obra utilizando essa tecnologia.

O trabalho de soldagem, por exemplo, exige movimentos precisos e envolve riscos sérios para a segurança do trabalhador. Para dominar a técnica, durante a qualificação, é necessário muito treinamento. Para diminuir o desperdício de material, o número de acidentes e aumentar o rendimento do aluno, alguns centros de formação estão investindo em simuladores.

No Senai do Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível aprender a operar um equipamento de soldagem através do uso de simuladores, o que, de forma alguma, torna desnecessária a existência das oficinas e laboratórios. O que acontece é que, antes de começar a praticar as atividades no ambiente real, no curso, o aluno treina exaustivamente no ambiente virtual.

Simuladores de Soldagem

O Senai de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola de Produção, desenvolve simuladores para a capacitação de operadores de máquinas pesadas. De acordo com o técnico da Escola de Produção do Senai, Leandro de Medeiros Barbosa -em entrevista para o site Dourados Agora – “O simulador de retroescavadeira da Escola de Produção Senai é o segundo adquirido no País. Ele pode ser transportado para outros locais onde não têm a oficina da Escola de Produção e, por meio das simulações, os operadores podem ser qualificados”.

Segundo o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai do MS, Jesner Escandolhero – em entrevista para o mesmo site – o uso dos simuladores permite reduzir o tempo de utilização da máquina, gerando economia e reduzindo os riscos de acidentes em uma operação real: “Os simuladores permitem a prática exaustiva, além da possibilidade de errar sem sofrer as conseqüências de uma falha com uma máquina de verdade”.

Simulador desenvolvido pelo Senai para treinar e capacitar mão-de-obra. Foto: Divulgação

A tecnologia aplicada na fabricação de simuladores é parecida com a dos games. A diferença é que o simulador deve recriar, com exatidão, equipamentos e ambientes de trabalho com o objetivo de ensinar. O melhor de tudo é que esse tipo de tecnologia não precisa ser importada. Ela já é produzida aqui mesmo.

No Brasil, a empresa londrinense OniriaSoftwares é uma das poucas a possuir tecnologia já desenvolvida e testada com sucesso. Na Agrishow realizada em Ribeirão Preto (SP), em maio deste ano, a empresa apresentou um simulador de colheita de cana projetado para reproduzir a utilização da colhedora de cana modelo A8800 e, para a Petrobras, a Oniria já criou um simulador de guindaste para plataformas de petróleo. 

Simulador de Colheitadeira desenvolvido pela Oniria

Simulador de Plataforma de Petróleo desenvolvido pela Oniria

É mais uma vez a criatividade aliada à tecnologia para possibilitar o desenvolvimento de novos meios de capacitação de mão-de-obra, de forma rápida, segura e mais econômica.

Conheça mais sobre o assunto assistindo a uma reportagem da série Conecte, do Jornal da Globo (15/09/11), acessando o link  abaixo:

http://g1.globo.com/videos/concursos-e-emprego/t/concursos/v/centros-de-formacao-investem-em-simuladores-para-treinar-mao-de-obra/1632058/

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, Encontrei na Rede e marcado , . Guardar link permanente.

13 respostas para Simuladores a serviço da qualificação de mão-de-obra

  1. Pingback: Simuladores a serviço da qualificação de mão-de-obra | Blog Teia

  2. Blog Teia disse:

    Olá Amanda.
    Postagem divulgada no blog Teia.
    Até mais

  3. charlesnetto disse:

    Obrigado por disponibilizar notícias do progresso tecnológico a serviço do homem para ajudar o Planeta! Conforme consta nas ilustrações e postagem intitulada: “Simuladores a serviço da qualificação de mão-de-obra”

  4. ett ray disse:

    Tinha lido esta matéria,porém, reduzida.È interessante p/ mim devido ao conhecimento com q eu estudo. (Estudante,TST, IFES ES-por enquanto de greve ). E parabéns pelo blog

  5. LISON COSTA disse:

    Que Post Fantástico!
    Amiga AMANDA PAZ:
    É o potencial tecnológico em franco aperfeiçoamento onde o mais beneficiado é o homem, especialmente o aluno aprendiz que se dedica com determinação a aprender uma profissão num mercado cada vez mais extremamente competitivo. Fiquei pasmo. E o melhor de tudo isso é que os software podem ser encomendados junto a empresas nacionais. Maravilha. Com certeza, nos próximos anos deve acontecer uma verdadeira revolução no mercado de mão de obra profissionalizante no Brasil.
    Parabéns por mais um Post de qualidade e conteúdo!
    Abraços,
    LISON.

    • Olá meu bom amigo,

      Eu também fico boba com o poder e velocidade com que a tecnologia avança. Que bom saber que estamos conseguindo acompanhá-la também, proporcionando maior qualidade de vida, melhorias dos procedimentos e da qualificação dos nossos trabalhadores, economia e menor impacto para o meio ambiente. Tudo de bom.

      Um grande abraço e obrigada pela participação de sempre.
      Uma ótima semana para você.

  6. Felipe disse:

    Sou o responsável pela divugação e demonstrações do Simulador de Soldagem no SENAI Maracanã no Rio. Realmente é prazeroso divulgar tecnologia em nosso país.

    • Olá Felipe, que bom receber sua visita e saber que você aprova a divulgação. A gente tem mania de só apontar os problemas do país, não é? É preciso reconhecer os nossos talentos também. E neste setor, não podemos nos queixar. Abraços e volte sempre, viu?

  7. Prezada Amanda. Parabéns pelo Post. Fico a disposição para discutirmos as novidades da tecnologia. Inclusive comento que os simuladores são apenas a ponta do iceberg das diversas novidades que estão sendo criadas e podem ajudar o meio-ambiente. Grande abraço!

  8. Obrigado pela matéria! Se precisar de maiores informações estou a disposição!
    Feliz ano novo!

    • Amanda Paz disse:

      Olá Juliano, Obrigada pelo reconhecimento e pelo contato. Faço questão de divulgar empresas inovadoras, cujas ideias contribuam para o desenvolvimento (sustentável) do nosso país.

      Quaisquer novidades pertinentes ao assunto que queira compartilhar aqui no blog, esteja à vontade.

      Abraços e até a próxima.
      Um ótimo 2012!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s