IBGE lança o Atlas Saneamento 2011

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos

Em outubro deste ano, o IBGE lançou o Atlas Saneamento 2011. A publicação é uma espécie de radiografia territorial do país no que se refere à distribuição, abrangência e qualidade dos serviços de saneamento presentes nos municípios brasileiros e foi baseada na análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008.

Principais problemas identificados através da Pesquisa de 2008

Esgoto

A rede de coleta de esgoto melhorou em áreas urbanas, especialmente no litoral e nas áreas de influência imediata das capitais estaduais, além das cidades médias. No entanto, uma grande área do território nacional teve baixo registro de melhorias e ampliações no sistema. De acordo com a Pesquisa, em 2008, menos da metade dos domicílios do país tinha acesso à rede de esgoto (45, 87%). As desigualdades entre as regiões é significativa. Enquanto no sudeste, 69,8% das casas possuem acesso ao esgotamento sanitário, na região Norte, o serviço atende apenas 3,5% dos domicílios.

Esgoto (Imagem encontrada no Google Imagem)

Água

Quase um quarto (23%) dos municípios brasileiros foram afetados pelo racionamento de água. Um dado que chama a atenção é o número de casos registrados na região Norte, onde 43 municípios sofreram com racionamento de água.

Outro problema identificado pela pesquisa diz respeito à quantidade de água desperdiçada no país em função de vazamentos, especialmente nas grandes cidades, que pode chegar a 50% de perda.

Sem falar que, em 2008, dos 5.564 municípios brasileiros, 33 ainda não possuem serviço de abastecimento de água (11 deles ficam no estado da Paraíba).

Vazamento de água (Foto: Tiago Melo)

Coleta do lixo

De acordo com a pesquisa, 6,4% dos municípios brasileiros ainda não realizavam a coleta domiciliar de lixo. Quanto à coleta seletiva, 17,9% dos municípios a realizavam, em 2008. No entanto, a pesquisa demonstrou que este serviço estava concentrado nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, com percentual superior a 40%, enquanto nas demais regiões este percentual não chegava a 10%. 

Coleta Seletiva no município de Rosário do Sul - RS (Fonte: Folha Rosariense)

O Atlas de Saneamento 2011 está disponível para download no link
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/atlas_saneamento/default_zip.shtm.

 Fontes de pesquisa:

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O Globo – País
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, É notícia!, Meio Ambiente e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para IBGE lança o Atlas Saneamento 2011

  1. Voz do povo disse:

    Passando para retuitar para amigos e prestigiar mais uma bela postagem, um forte abraço.

  2. António Jesus Batalha disse:

    Estive a visitar seu blog, e reparei que o mal é em todo o globo por igual, saneamento, agua potavel, lixo urbano e outro, infelizmente gastasse muito dinheiro inutilmente, que se poderia aplicar nestes requisitos.
    Mas tudo bem, já dei comer aos peixes e vou embora.
    Um reto de boa semana.

    • Olá António,

      É verdade, é um problema global, especialmente nos países em desenvolvimento. Dinheiro há, mas acaba se perdendo pelo caminho e é deixado de ser investido nas necessidades mais básicas do povo.

      P.S.: Obrigada por alimentar os peixes em minha ausência. eles vivem famintos.
      Um ótimo domingo para você.
      Volte sempre.

  3. Penso que todos merecem atenção. Mas a falta de esgoto afeta muita coisa: A cidade fica fedida por causa do esgoto via córregos, doenças vinda por causa de ratos, mosquitos, pernilongos, tudo isso é atraído pelo mal cheiro. A falta de esgoto estraga até a imagem da cidade….

    Abraços amiga prevencionista.

  4. Estamos lhe convidando a participar de nossa promoção, em nosso blog: qsustentavel.blogspot.com. Concorra a um volume sobre o Mundo Natural e prêmios surpresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s