Começou a 2ª edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos

Texto: Tônia Amanda Paz dos Santos

De 19 a 27 de novembro de 2011, Minas Gerais realiza a 2ª edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos. O evento é uma iniciativa que integra as atividades que envolvem a Semana Europeia de Redução de Resíduos – promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia.

“Em sua primeira edição, a Semana Mineira de Redução de Resíduos conseguiu sensibilizar entidades governamentais e empresariais, meios de comunicação e organizações não governamentais para a importância de tratarmos a questão dos resíduos sólidos urbanos, industriais, da mineração e especiais – da geração ao descarte, seu aproveitamento, reciclagem e reuso mas também, e principalmente, da sua redução – de forma mais abrangente, englobando as suas dimensões política, social, técnica, econômica e ambiental” (site oficial da Semana Mineira de Redução de Resíduos).

 O Festival Lixo e Cidadania (este ano em sua 10ª edição), evento que já se tornou tradição na cidade de Belo Horizonte, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o papel do catador, como agente social, ambiental e econômico. No encontro deste ano, catadores, técnicos em Meio Ambiente, representantes do poder público e da iniciativa privada participarão de debates sobre políticas públicas que tratem da reciclagem. A feira é aberta ao público e o visitante poderá conferir uma interessante exposição de obras de arte produzidas a partir de material descartado.

Obra exposta na 10ª edição do Festival Lixo e Cidadania

Além do festival, durante toda a semana serão realizados seminários, fóruns, palestras e uma série de outros eventos relacionados à prevenção, ao gerenciamento, ao tratamento e à destinação de resíduos, dentre outros. Durante a semana, por exemplo, a  empresa Descarte Certo irá disponibilizar quatro pontos de recolhimento de resíduos na capital. O material coletado será reaproveitado ou descartado de forma correta, sem danos ao meio ambiente.  Os pontos de coleta estarão nos locais abaixo:

  • Estação Eldorado do Metrô de Belo Horizonte (Rua Jequitibás, 530 – Contagem);
  • Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061);
  • Cidade Administrativa (Hall de entrada do Prédio Minas); e
  • Centro Mineiro de Referência em Resíduos (Avenida Belém, 40 – Esplanada).

De acordo com a organização do evento, serão recolhidos TVs; videocassetes; computadores; notebooks; monitores; acessórios de computadores; aparelhos de som; câmeras e filmadoras; telefones e celulares; eletrodomésticos portáteis; fitas; CDs e DVDs (equipamentos eletrônicos acima de 60x60cm não serão coletados). A coleta será feita de 21 a 25 de novembro, das 9h às 17h.

12 passos para reduzir seu resíduo (sugeridos na Semana Mineira de Redução de Resíduos):

  1. Carregar sempre com você ou em seu veículo sacos, sacolas ou caixas reutilizáveis, eliminando o uso de sacolas plásticas.
  2. Recusar publicidade impressa distribuída nas ruas ou aquelas distribuídas via correio.
  3. Evitar o desperdício de alimentos, fazendo ou comendo apenas o necessário para satisfazer a sua fome, procurando fazer o aproveitamento integral dos alimentos (cascas, sementes polpas etc.).
  4. Comprar produtos não perecíveis acondicionados em embalagens maiores, evitando o uso de mais embalagens para o mesmo produto (exemplo: 1 garrafa de 1 litro, no lugar de 2 de 500 ml).
  5. Comprar produtos recarregáveis, mais ecológicos, (produtos que permitam o uso de refil, como detergentes e sabonetes líquidos etc.).
  6. Não usar a água para “varrer” as calçadas e ruas (“vassoura hidráulica”).
  7. Limitar o uso de impressoras (imprimir apenas o necessário, sempre frente e verso, corrigindo o texto antes de várias versões).
  8. Fazer compostagem.
  9. Dê preferência aos produtos que não utilizem pilhas ou, quando não for possível evitar, utilize apenas pilhas recarregáveis com garantia de procedência.
  10. Reformar a roupa fora de uso ou “encostada”, troque com amigos e parentes ou passe-a adiante para novo uso.
  11. Pedir emprestado ou alugar as ferramentas e produtos que não sejam indispensáveis para o seu uso diário.
  12. Não descarte aparelhos eletro-eletrônicos (aparelhos de som, celulares, computadores, televisores etc.) sem que seja realmente necessário. Caso o aparelho apresente defeito, priorize o seu concerto ou passe-o para uma nova utilização.

    II Semana Mineira de Redução de Resíduos

Participe você também, seguindo as dicas acima e contribua para fazer deste mundo um lugar melhor de se viver para a nossa e as próximas gerações. E que outros Estados sigam o exemplo de Minas e levem o evento para todos os cantos do país.

Fique por dentro de tudo o que irá rolar durante a Semana Mineira de Redução de Resíduos clicando AQUI. E se estiver em Belo Horizonte, não deixe de conferir os eventos.

Clique AQUI e assista ao vídeo com a reportagem sobre a Semana Mineira de Redução de Resíduos diretamente do site do jornal Bom dia Minas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Meio Ambiente e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Começou a 2ª edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos

  1. LISON COSTA disse:

    Saudações!
    Amiga AMANDA PAZ:
    Um super texto. A relevância da qualidade de vida está em primeiro lugar. Isso é para mim, foi o que notei na essência do todo da mensagem. Faço questão de parabenizá-la pela nobre iniciativa em divulgar tão importante evento sócio/educacional. Pois é assim que todos ficarão muito mais conscientes, especialmente no trato e cuidado que deve ser dispensado ao meio ambiente.
    Parabéns por mais um a excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    • Olá meu amigo, há quanto tempo, hein?

      Você andou sumidinho. Espero que por bons motivos.
      Obrigada pela sua presença mais do que bem-vinda, sempre.

      Realmente, faço questão de divulgar eventos que possam mobilizar e conscientizar a população quanto à questão ambiental.

      Não tive a oportunidade de participar da Semana Mineira de Redução de Resíduos. Mas, com certeza, seguirei as dicas para otimizar o descarte do lixo daqui de casa e contribuir para a redução dos resíduos gerados por aqui.

      Um grande abraço e até a próxima.

  2. ola sou dos seus amigos na red dihitt vim conhecer seu maravilhoso blog , gostaria de sua vizita em meu blog tbm por favor se poder me siga ok abçs
    clica para entra no site e seguir

  3. Tônia Amanda
    reduzir os reduzíduos é fundamental para a manutenção dos recursos naturais do mundo!
    Parabéns pelo texto!
    As 12 dicas são muito boas!

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s