Começaram as inscrições para o Estágio Cemig 2013

De 8 a 21 de outubro, a Cemig, através do  Instituto Euvaldo Lodi (IEL), estará selecionando estudantes dos níveis técnico e superior para 354 vagas de estágio, distribuídas entre 30 cidades mineiras, sendo 205 para nível superior e 149 para nível técnico, inclusive para a área de Segurança do Trabalho.

A Cemig é um dos mais sólidos e importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 100 empresas, além de consórcios e fundo de participações. É uma companhia de capital aberto, controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Carga horária e valores das bolsas:

A carga horária do estágio é de 4h diárias, de segunda à sexta, tanto para o nível técnico quanto para o superior e o contrato é de 10 meses. Os valores das bolsas oferecidas são:

  • Nível técnico: 1,1 x o salário mínimo vigente
  • Nivel superior: 1,4 x salário mínimo vigente

Processo Seletivo

A primeira etapa, que incluirá a inscrição e a prova de conhecimentos gerais e atualidades, deverá ser feita pela Internet. Em seguida, os candidatos que alcançarem a melhor classificação, conforme os critérios estabelecidos no Regulamento do Programa Cemig 2013, serão convocados a enviar ao Instituto, os documentos comprobatórios, após o que, a Cemig entrará em contrato com os candidatos finalistas para agendamento da entrevista técnica com o gestor da Cemig.

Os estágios estão previstos para iniciar em fevereiro de 2013.

Dicas de quem já foi selecionada

Além da boa colocação na prova on-line, é importante que o candidato tenha um excelente histórico escolar do curso. No meu caso, as únicas três pessoas selecionadas na minha cidade, eram da mesma instituição que eu e, uma delas, da minha sala. Todas ótimas alunas, com excelentes notas.

Quando fui selecionada para o Estágio Cemig, de Segurança do Trabalho, 2011, acabei não podendo assinar o contrato devido à incompatibilidade entre o tempo que ainda restava para a conclusão do meu curso (3 meses) e o período de contrato de estágio (10 meses). No meu caso, a instituição em que eu estudava (SENAC) negou-se a assinar o contrato, com a justificativa de que dentro de três meses eu não teria mais vínculos com a Escola. Por isso, é importante buscar informações junto à secrtearia da instituição de ensino em que você estuda, para evitar aborrecimentos mais tarde.

Quando iniciei meu curso, o coordenador nos orientou a buscar estágio a partir do último período. No meu caso, como já mencionei acima, esperar foi um grande erro. É importante ficar atento às oportunidades, desde o primeiro período do curso, mesmo que você não queira ou não possa aproveitá-las naquele momento. Não deixe para última hora. Ainda que a intituição consiga um estágio para você, como aconteceu comigo, você pode deixar passar uma oportunidade muito melhor.

Procure estar sempre bem informado. Leia o  Regulamento do Programa de Estágio Cemig 2013 e tire todas as suas dúvidas junto à secretaria da sua escola.

Para se inscrever no Programa de Estágio Cemig 2013, clique aqui.

Boa sorte!

Esse post foi publicado em É notícia!, Dicas, Encontrei na Rede, Segurança do Trabalho, Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

