Sacola Ecológica: Faça a sua. É fácil, barata e sustentável.

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (cópias deste texto são permitidas, desde que citados os créditos e/ou link para este blog)

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o porquê de se utilizar a expressão “sacola ecológica” e não “sacola retornável”. Em primeiro lugar, porque as sacolas ecológicas não são simplesmente retornáveis. Depois, porque nem toda sacola retornável é, necessariamente, uma sacola ecológica. Por conta da “onda verde”, que vem tomando conta do mundo nas últimas décadas, está cheio de gente, por aí, “usando” gato por lebre. Olha só:

ecobag-310112-renato-humor-politico

Além do mais,  se pensarmos um pouquinho, as famigeradas, condenadas e difamadas sacolinhas plásticas também podem ser consideradas retornáveis, no final das contas. O problema é que ninguém se dispõe a juntar um punhado delas e levá-las ao supermercado nas próximas compras, não é mesmo? mas, isso não quer dizer que não seja possível.

As sacolas ecológicas, além de retornáveis, são produzidas de forma realmente sustentável, isto é, (re)utilizando materiais alternativos, tendo em mente a ideia de poupar os recursos naturais; incentivar o consumo consciente; não promover o trabalho em condições inadequadas; minimizar os impactos ambientais provenientes dos processos de produção etc. E, principalmente, são utilizadas para finalidades realmente sustentáveis. Sustentabilidade não deve ser apenas mais um modismo, nem ferramenta de marketing ou de promoção pessoal. Deve ser, acima de tudo, postura de vida, atitude de respeito ao próximo e ao meio ambiente. Deve ser necessidade, vontade, responsabilidade.

Percebeu a diferença? Então que tal aprender a fazer uma sacola realmente ecológica, como estas feitas pela RECICLAGE?

sacolas_jornal_fix

Existem diversos materiais reutilizáveis dando sopa por aí (até mesmo dentro da sua casa) e que poderiam servir de base para para a confecção de uma sacola ecológica. No entanto, o pessoal lá da RECICLAGE elegeu o jornal e o papelão usados como matéria-prima principal para confeccionar suas sacolas ecológicas. Além de bonitas e ecologicamente corretas, elas são super resistentes, podendo suportar até 5 Kg. Uma mistura de cola à base d’água, álcool e anilina dá o colorido especial e funciona como impermeabilizante.

O tutorial das sacolas de jornal da RECICLAGE, em formato PDF (dá para baixar e imprimir), pode ser acessado AQUI. Se preferir, você também pode assistir a um vídeo no Youtube, com a demonstração, passo a passo, de como fazer as sacolas.

Lembre-se: Antes de comprar um produto, reflita se você realmente precisa dele. Seja uma pessoa consciente. E não se esqueça de espalhar estas ideias por aí.

Este texto também foi publicado no Blog Re-Criar-Te, oficina virtual de artesanato sustentável. Faça-nos uma visita. Será um prazer vê-lo (a) por lá.

Anúncios
Esse post foi publicado em Meio Ambiente e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s