Manobra de Heimlich: Você pode salvar vidas, inclusive a sua.

Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópia, desde que citada a fonte e/ou indicado um link para este blog)

Nenhum de nós deseja passar por uma situação em que a vida de alguém possa depender de uma ação nossa, afinal, é uma responsabilidade enorme. Mas, como não podemos prever se isso vai ou não acontecer, nada melhor do que estar preparado, não é mesmo?

Uma dessas situações, a que qualquer um está sujeito e a qualquer momento, é o engasgo. Pense comigo: quantas vezes ao dia nos alimentamos? e quantas dessas vezes estamos sozinhos em casa, ou com nossos familiares, ou na rua, com estranhos?

Um pedaço de alimento, mal mastigado ou engolido de forma inadequada; objetos como moedas, botões, anéis e até mesmo secreções, como catarro podem, muitas vezes, obstruir as vias respiratórias e ficar preso na garganta, causando asfixia e levando à morte em poucos minutos. Você saberia agir em um caso como estes? E se a vítima fosse você?

A Manobra de Heimlich  foi descrita em 1974 por Henry Heimlich, sendo reconhecida pela Cruz Vermelha e difundida mundialmente.  A técnica consiste em se induzir uma tosse artificial que expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima, pois a pressão exercida pela mão sobre final do diafragma, comprime os pulmões e empurra o objeto estranho para fora da traquéia.

Aprenda agora mesmo esse procedimento, que pode salvar vidas¹ (antes de tomar qualquer atitude, chame ajuda especializada através do telefone de emergências 193):

Passo a passo da Manobra de Heimlich

Para saber como utilizar essa manobra em crianças, pessoas inconscientes ou em você mesmo (a), assista ao vídeo auto-explicativo (o nº 112, que aparece no vídeo é o telefone de emergência nos países da União Europeia – o vídeo foi produzido em Portugal. No Brasil, esse nº é o 193. Não se esqueça!):

Obs.:

  • A Manobra de Heimlich só é eficaz quando a obstrução é completa.  Caso a vítima possa tossir ou falar, significa que a obstrução é incompleta. Nesse caso, não efetue o procedimento. Ligue para o 193 e chame ajuda especializada.
  • A Manobra de Heimlich não é indicada para crianças menores de 1 ano de idade. Nesses casos, os procedimentos são outros (Irei disponibilizá-los em outra oportunidade).

Outras dicas:

  • Treine periodicamente este procedimento com sua família ou amigos;
  • Leve sempre uma cópia da imagem do procedimento em sua carteira;
  • Passe essas informações adiante;
  • Alimente-se com calma e tranquilidade. Mastigue muito bem os alimentos antes de engolir. Não deixe de observar as crianças enquanto se alimentam (parta os alimentos em pedaços pequenos);
  • As crianças devem ser amamentadas em posição inclinada e permanecer na posição vertical por cerca de 20 minutos após o término da mamada;
  • Mantenha as crianças longe de pequenos objetos como moedas, bolinhas de gude, brinquedos com peças pequenas, botões e tampas de canetas, além de sacolas plásticas e balões de borracha.

  Não esqueça, em caso de emergência, ligue 193.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para Manobra de Heimlich: Você pode salvar vidas, inclusive a sua.

  1. Lembro uma vez que me engasguei com um enorme pedaço de carne, isso que dá comer tirando um sarro, mulher e filha ficaram ali paralisadas me vendo sufocar, tentei duas vezes tapas costas e nada, já quase tonto me lembrei dessa manobra e, nem sei como eu mesmo apliquei em mim, e a carne saltou para fora! Lembro que disse para mulher, caraca depende-se de você estaria morto! Fato verídico, duvida pergunta para Solange, um forte abraço e parabéns por mais um post 10.

    • Rapaz…

      Eu não duvido não. Ainda bem que você conhecia a manobra.
      Eu lembro da época em que aulas de Primeiros Socorros faziam parte das disciplinas escolares (pelo menos, na minha escola). Hoje, quantas pessoas não morrem por falta de conhecimento de procedimentos simples, como a massagem cardiorrespiratória ou a Manobra de Heimlich?
      Espero que você tenha ensinado para sua esposa.

      Abraços e obrigada por compartilhar aqui no blog essa experiência que, graças a Deus- e aos seus conhecimentos – terminou bem.

  2. CIGANO disse:

    Ótimo post e informação importantíssima, Querida!

    Vale ressaltar também que SEMPRE devemos esperar alguns segundos antes de reagir, pois raciocinar é crucial neste momento. A falta de preparo e a desatenção já trouxe também muitos acidentes nesta manobra, porque por vezes os socorristas não atentaram se era realmente um engasgamento, pelo mal posicionamento da vítima, por uso mal localizado da força… Enfim, a técnica é relativamente simples, desde que aplicada com calma, checagem e coerência.

    Parabéns por mais esta informação tão relevante, minha Menina ( porquê para mim ainda continua sendo a Menininha…)

    Beijos em seu coração e muita luz à todos!

    • Olá meu bom e iluminado amigo,

      Você acredita que eu conheci esse procedimento lendo um romance de terror? rss…isso já faz muito tempo e, na época, eu duvidei de que existisse de verdade. Aí fui pesquisar. E não é que existia?

      Como você evidenciou, a calma é requisito importante para um prontoatendimento eficaz e adequado. Caso contrário, a emenda pode sair pior que o soneto. Por isso, o treino periódico do procedimento é sempre recomendado.

      Mas, se ainda assim, a pessoa não se sentir preparada para prestar o socorro, o indicado é sempre buscar ajuda especializada. Infelizmente, nem sempre isso é possível.

      Obrigada pela participação sempre pontual e enriquecedora.
      Abraços.
      Grande abraço!

  3. suely disse:

    perfeito , mas no caso de gatarro grudar na garganta , o que devo fazer?

    • Amanda Paz disse:

      Olá suely, caso o catarro esteja interrompendo o fluxo de oxigênio e a pessoa esteja sufocando, a manobra Himlich é bastante eficaz. Certa vez, assisti a uma palestra de um bombeiro civil que relatou uma experiência deste tipo com uma criança com síndrome de down que se engasgou com o próprio catarro. Segundo ele, a manobra foi aplicada e surtiu o efeito desejado. Lembrando que com crianças muito pequenas ou bebês, a técnica utilizada é diferente, viu?

      • Elaine disse:

        No meu entender, acho que no caso do catarro é um pouco + complicado, pois o catarro não se trata de um objeto ou uma tem uma forma “dura” que vá se soltar, ele grudento e viscoso acho que o socorro seria mais eficaz se fosse retirado como sucção, chupando o nariz da vítima.
        Se alguem ler isto, me responda em breve, estou passando por momentos terriveis com minha filha de 12 anos, a mais de 25 dias, já passou por 3 medicos e nenhum deles acertou com o tratamento, ela perde o folego pelo menos 3 vezes ao dia, tento acalmá-la
        e ela aos poucos volta a respirar, peço a Missericordia de DEUS, e tenho conseguido levar… mas estou com muito medo.
        elaine.colasso@bol.com.br

        Att: Elaine

      • Amanda Paz disse:

        Elaine, escrevi para você via e-mail.
        Estou torcendo pela saúde da sua filha.
        Abraços!
        Amanda Paz

  4. Nadine Almeida disse:

    Ótimo ensinar!
    Faço técnico em enfermagem e nesta semana apresentamos um trabalho que tinha também a manobra. Ela realmente é eficaz e pode salvar vidas!! É necessario que não somente pessoas da área como todos saibam realizá-la afinal acontece onde menos esperamos…Só não pode ser executada em mulheres grávidas e crianças com menos de um ano deve se colocar a boca sobre o nariz e a boca da criança e sugar o que está trancando suas vias aéreas. Pode parecer nojento, mas com certeza se for a mãe da criança não vai pensar duas vezes em fazer! Espero ter ajudado, abraço a todos.

    • Amanda Paz disse:

      Olá Nadine, obrigada por sua visita e por dividir conosco essa sua experiência. Já ouvi relatos incríveis de profissionais que trabalham com salvamento e resgate. Nunca precisei colocar em prática essa técnica, mas é bom saber que ela existe e que realmente funciona. E quanto mais pessoas tiverem conhecimento da manobra, mais vidas poderão ser salvas. Então…vambora espalhar o conhecimento por aí.

      Abraços e sucesso em seu curso!
      Amanda Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s